As investigações revelaram um grupo especializado no transporte de drogas da Bolívia, que utilizava compartimentos ocultos em veículos e passageiros em voos comerciais.
Por Redação, com ACS – de São Paulo
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, a Operação Tramesa para desarticular uma associação criminosa especializada no tráfico internacional de drogas por meio de passageiros em voos comerciais.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva em Campo Grande-MS e Corumbá-MS. As ordens, expedidas pela 1ª Vara Federal de Campinas-SP, também incluem o bloqueio de bens e a aplicação de medidas cautelares diversas, como o uso de tornozeleiras eletrônicas.
A investigação teve início, após a Polícia Militar Rodoviária abordar um ônibus em Jaú-SP e encontrar com uma passageira apenas as etiquetas de duas malas de um voo que ela havia abandonado dias antes no Aeroporto de Viracopos. Acionada, a PF inspecionou as bagagens e localizou 28 kg de entorpecentes, dando início à apuração que levou à operação desta terça-feira.
As investigações revelaram um grupo especializado no transporte de drogas da Bolívia, que utilizava compartimentos ocultos em veículos e passageiros em voos comerciais. A organização também empregava contas bancárias de terceiros e chaves PIX para movimentar os lucros e dificultar o rastreamento.
O material apreendido na operação será periciado para aprofundar as investigações. Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.
Aeroporto de Guarulhos
Em ações distintas na segunda-feira, a Polícia Federal prendeu um casal por tráfico de drogas, capturou dois foragidos da Justiça e apreendeu um passaporte por ordem judicial no Aeroporto Internacional de São Paulo.
A principal ocorrência foi a prisão de um casal de brasileiros por tráfico internacional. Com o auxílio de cães farejadores, as equipes localizaram aproximadamente 40 kg de skunk nas bagagens dos passageiros, que chegavam da Tailândia.
Em outras ações de fiscalização no mesmo dia, a PF também capturou um homem e uma mulher que eram considerados foragidos da Justiça Estadual. Além disso, foi realizada a apreensão do passaporte de um terceiro passageiro, em cumprimento a uma ordem judicial.
A PF já apreendeu mais de duas toneladas de drogas no Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos entre janeiro e junho de 2025, além de prender 258 pessoas por tráfico.
Operação Carga Oculta
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, a Operação Carga Oculta para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro através de uma empresa de fachada.
Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão temporária em São Paulo e Pernambuco, além do bloqueio de até R$ 9 milhões em bens dos investigados.
A investigação teve início em junho, após uma apreensão recorde de quase cinco toneladas de maconha e haxixe em um caminhão na BR-116. As apurações revelaram que o grupo usava uma transportadora, registrada em nome de familiares de um dos líderes, para ocultar o transporte das drogas em meio a cargas lícitas e dissimular a origem dos lucros.
Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de capitais.