Ação conta com apoio de diversas unidades e foca nas comunidades Nova Holanda e Parque União, controladas pelo CV.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
A Polícia Militar do Rio de Janeiro iniciou na manhã desta quinta-feira uma operação de combate ao roubo de cargas no Complexo da Maré, localizado na Zona Norte da cidade. A operação, segundo reportagem do portal G1, visa prender criminosos envolvidos nesse tipo de crime, que tem crescido na região.

Os agentes mobilizados para a ação pertencem a unidades especializadas, como o Comando de Operações Especiais (COE), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o Batalhão de Polícia de Choque e o 22º BPM (Maré). Essas forças se concentraram nas comunidades Nova Holanda e Parque União, áreas dominadas pelo Comando Vermelho (CV), facção criminosa envolvida em uma série de atividades ilícitas, incluindo o roubo de cargas.
A operação ocorre em um momento crítico, com o aumento dos casos de furtos e roubos de mercadorias nas vias de transporte do Rio de Janeiro, um crime que gera prejuízos consideráveis ao comércio e afeta diretamente a economia local.
As autoridades destacam que a presença do tráfico de drogas e facções criminosas nessas áreas tem sido um obstáculo para a segurança pública e para o combate a crimes como o roubo de cargas.
Mercadorias roubadas
Além de prender os responsáveis pelo crime, a operação tem como objetivo desarticular a rede de apoio e o fluxo de mercadorias roubadas, que, muitas vezes, são comercializadas em mercados paralelos, prejudicando empresas e consumidores.
Devido à ação policial, uma clínica da família interrompeu suas atividades externas, incluindo as visitas domiciliares, enquanto outra não abriu suas portas e está avaliando a viabilidade de retomar o funcionamento nas próximas horas.