Rio de Janeiro, 26 de Julho de 2025

PF faz operação contra facções no Sul de Minas

Arquivado em:
Sexta, 25 de Julho de 2025 às 13:20, por: CdB

A operação é um desdobramento da primeira fase, deflagrada em 26 de Junho, que revelou um esquema complexo envolvendo tráfico de drogas e armas, lavagem de dinheiro, roubos e outros crimes.

Por Redação, com ACS – de Brasília

A Polícia Federal iniciou, na manhã desta sexta-feira, a segunda fase da Operação Conexão Sul de Minas, com o objetivo de desarticular organizações criminosas que atuam no Sul de Minas Gerais e no interior de São Paulo.

PF faz operação contra facções no Sul de Minas | Polícia Federal mira organizações criminosas em MG
Polícia Federal mira organizações criminosas em MG

Nesta etapa, a 1ª Vara Criminal da Comarca de Alfenas-MG autorizou e estão sendo cumpridos sete mandados de prisão preventiva, oito de prisão temporária, além de buscas, apreensões e sequestro de bens dos investigados.

A operação é um desdobramento da primeira fase, deflagrada em 26 de Junho, que revelou um esquema complexo envolvendo tráfico de drogas e armas, lavagem de dinheiro, roubos e outros crimes graves, com movimentação estimada em R$ 50 milhões.

Tráfico de drogas

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira, em Cuiabá e Cáceres-MT, a Operação Extractus, com o objetivo de desmantelar um esquema de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas.

 A ação policial observa as diretrizes de descapitalização patrimonial e prisão de lideranças e integrantes de alto valor estratégico para as organizações criminosas.

 A investigação revelou que narcotraficantes, de diversas regiões do país, remetiam quantias milionárias aos intermediários investigados, que, posteriormente, desvinculavam esses ativos de sua origem ilícita, fazendo com que parecessem ter uma origem legal, a fim de permitir sua utilização de forma livre e despreocupada.

Cigarros contrabandeados

Uma ação integrada entre a Polícia Federal, a Polícia Civil e a Polícia Militar resultou na apreensão de aproximadamente 180 caixas de cigarros contrabandeados, na manhã da última quinta-feira. A carga ilícita foi localizada em dois pontos distintos na região da Vila Portes, durante patrulhamento das equipes.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Receita Federal. A Polícia Federal instaurou inquérito policial para identificar os responsáveis pelo crime de contrabando.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo