Durante a operação foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, nos Estados de Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul.
Por Redação, com ACS – de Brasília
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, a Operação Migrare, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada na promoção de ingresso irregular de estrangeiros no território nacional, bem como na prática de extorsão contra migrantes e seus familiares.

Durante a operação foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, nos Estados de Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul.
As investigações apontam que os integrantes do grupo criminoso atuavam em rede, promovendo a entrada ilegal de estrangeiros por rotas irregulares e, posteriormente, exigiam valores das vítimas e seus familiares sob ameaças e coação, caracterizando o crime de extorsão.
A operação representa mais uma ação da Polícia Federal no enfrentamento aos crimes transnacionais, em especial os que envolvem tráfico de pessoas, migração ilegal e violações a direitos humanos, reafirmando seu compromisso com a proteção das fronteiras e a defesa da dignidade dos migrantes.
Fraude
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, a Operação Conexão Fatal, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso que fraudava os sistemas da Receita Federal do Brasil.
A investigação teve início após a identificação do envio fraudulento de mais de 300 Declarações Finais de Espólio (DFE), realizadas sem o conhecimento dos titulares. A ação resultou na alteração da situação cadastral de diversos contribuintes perante a Receita Federal, que passaram a constar como “Titular Falecido”, com a inserção de óbitos inexistentes.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Recife-PE e Itaperuna-RJ.
As medidas têm como finalidade a obtenção de elementos de prova e informações que contribuam para o aprofundamento das investigações, além de possibilitar a identificação de todos os envolvidos no esquema.
Tráfico de drogas
Na manhã desta terça-feira, a Polícia Federal deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 5ª Vara Federal de Londrina-PR.
As ordens judiciais foram cumpridas visando a instrução de inquérito policial que apura a prática do crime de tráfico internacional de drogas, instaurado em decorrência da prisão em flagrante de um casal, próximo a Marialva, que seguia viagem, a partir do Paraguai, transportando 99,8 kg de pasta base de cocaína escondida no assoalho do veículo.
O mandado de prisão foi cumprido em desfavor de indivíduo suspeito de envolvimento direto com a droga apreendida. As buscas foram realizadas nos endereços residencial e comercial desse investigado em Marialva/PR.