Rio de Janeiro, 30 de Agosto de 2025

Pesquisas mostram recuperação de Lula e desgaste na ultradireita

Arquivado em:
Segunda, 07 de Julho de 2025 às 20:03, por: CdB

No campo oposto, no entanto, as notícias são desalentadoras para o senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos principais líderes da oposição ao governo do presidente Lula, após o empresário ‘Fernandin’ chamar a atenção das autoridades.

Por Redação – de Brasília

O campo político de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem acompanhado, por meio dos ‘trackings’ (pesquisas diárias de opinião sem registro oficial), a aprovação do provável candidato à reeleição, no ano que vem, e constata que houve um aumento consistente, acima da margem de erro. De acordo com a apuração da mídia conservadora, a rejeição mostra um recuo expressivo.

Pesquisas mostram recuperação de Lula e desgaste na ultradireita | O presidente Lula tem recuperado seu prestígio junto aos eleitores
O presidente Lula tem recuperado seu prestígio junto aos eleitores

O discurso do governo quanto à justiça tributária e a luta de classes, ao mostrar a realidade de milhões de pobres em oposição aos poucos ricos, no país, depois de o Congresso derrotar o governo no aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), marcam o ponto de virada. O episódio foi interpretado, no núcleo político de Lula, como um marco na comunicação do governo com a sociedade.

 

Presente

Integrantes do governo apontam, ainda, que o embate impulsionado pelo chamado ‘Centrão’ teria antecipado o confronto eleitoral, chamando Lula para a briga e abrindo uma conexão direta com o que pensa a maioria esmagadora dos eleitores. Um dos ministros, sob anonimato, resumiu a leitura interna.

— O ‘Centrão’ queria usar o IOF e essa disputa para deixar o governo Lula um pato manco até a eleição. O que fizeram, porém, foi nos dar um presente — afirmou a jornalistas.

Nos bastidores, a maioria indica que o governo deve permanecer firme na retórica sobre o combate aos privilégios e na defesa de um sistema tributário mais justo, em que os mais ricos contribuam proporcionalmente mais com o financiamento do Estado. A aposta é que o enfrentamento direto fortalece o projeto político do presidente ao estabelecer uma linha clara entre os interesses do governo e os de setores privilegiados do Congresso.

Suspeito

No campo oposto, no entanto, as notícias são desalentadoras. Durante os sete meses de funcionamento da CPI das Bets, uma série de transações financeiras envolvendo o senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos principais líderes da oposição ao governo do presidente Lula, e o empresário Fernando Oliveira Lima, conhecido como ‘Fernandin’, chamou a atenção das autoridades. Os dados constam de relatórios analisados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), revelados pela revista mensal ‘Piauí’.

Os documentos indicam que ‘Fernandin’, proprietário da empresa 7Games.bet — uma das maiores plataformas de apostas do Brasil, com cerca de 120 milhões de acessos mensais — comprou três apartamentos em Teresina, localizados em um edifício da empresa Ciro Nogueira Agropecuária e Imóveis. Questionado pela Piauí, o senador declarou: “nunca ouvi falar dessa compra”.

— Não tenho nada a ver com isso — desconversou.

Ex-assessor

Nogueira admitiu ser sócio da empresa, mas afirmou que a administração está sob responsabilidade do irmão. Outras operações, no entanto, chamaram a atenção dos investigadores. Entre dezembro de 2023 e setembro de 2024, ‘Fernandin’ transferiu R$ 625 mil para Victor Linhares de Paiva, ex-assessor de Ciro Nogueira.

À Piauí, o senador afirmou ter procurado Paiva para entender a operação. Segundo ele, o ex-assessor disse que a quantia era referente à venda de um relógio de luxo.

— Ele me disse que foi um relógio que ele vendeu para ‘Fernandin’. Eu ainda disse: ‘relógio caro esse!’ E ele me disse que era um Richard Mille e que estava tudo no Imposto de Renda dele e do Fernandin — acrescentou o senador.

Reserva

Na mesma época, Paiva também transferiu pouco mais de R$ 30 mil diretamente para Ciro Nogueira, ao que o senador explicou ter sido a devolução de uma reserva de hotel em Capri, na Itália.

— Eu desisti da viagem e transferi para Victor a reserva que já estava paga, e ele me ressarciu — tentou explicar.

Victor Paiva, que disputou uma vaga na Câmara de Vereadores de Teresina em 2020 pelo Progressistas — legenda presidida por Nogueira — obteve 3.426 votos e ficou como suplente. Atualmente, ele ocupa o cargo de secretário na gestão municipal da capital piauiense.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo