Segunda, 05 de Setembro de 2022 às 13:55, por: CdB
Na aferição quanto ao segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria com 53% dos votos, enquanto o atual presidente ficaria com 40%. Se o embate for entre Lula e Ciro, o petista venceria por 46% a 35%. No cenário entre o ex-presidente e a senadora Simone Tebet, o placar é de 48% para Lula contra 32% para a emedebista.
Por Redação - de São Paulo
A pesquisa da FSB Comunicação encomendada pelo banco BTG Pactual e divulgada nesta segunda-feira revela que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem hoje 42% das intenções de voto no primeiro turno das eleições presidenciais de outubro. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), tem agora 34%. No último levantamento, divulgado em 29 de agosto, o petista aparecia com 43% e o mandatário neofascista apresentava dois ponto a mais, com 36%.
O ex-presidente Lula permanece na liderança absoluta da corrida eleitoral para este ano
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 42% tem um ponto percentual a menos do que na pesquisa anterior. Jair Bolsonaro (PL), com 34% fica com dois pontos percentuais a menos. Os outros candidatos: Ciro Gomes (PDT): 8% (- 1 ponto percentual); Simone Tebet (MDB): 6% (+ 2 pontos percentuais); Pablo Marçal (Pros): 1% (mesmo percentual); Vera Lúcia (PSTU): 1% (mesmo percentual); Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (+ 1 p.p).
José Maria Eymael (DC), Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (UP) não pontuaram. Brancos e nulos somam 1%. Não sabem ou não responderam correspondem a 3%, mesmo percentual dos que responderam não votar em nenhum candidato.
Segundo turno
Na aferição quanto ao segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria com 53% dos votos, enquanto o atual presidente ficaria com 40%. Se o embate for entre Lula e Ciro, o petista venceria por 46% a 35%. No cenário entre o ex-presidente e a senadora Simone Tebet, o placar é de 48% para Lula contra 32% para a emedebista.
Já se Bolsonaro passar para a segunda etapa com Ciro, o candidato do PDT venceria a disputa por 49% a 39%. Numa disputa entre Bolsonaro e Simone, a senadora fica com 46% e o presidente, com 40%.
A pesquisa realizou 2 mil entrevistas por telefone de sexta-feira até o domingo à noite. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para um intervalo de confiança de 95%.
Outros números
Já o recorte de outra pesquisa de intenção de voto para presidente, realizada pelo Ipec (ex-Ibope) e divulgada na última sexta-feira, em 26 das 27 unidades da federação e no Distrito Federal, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o candidato favorito em 15 Estados. Já atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), lidera em apenas cinco unidades da Federação e também na capital federal.
O placar foi atualizado no sábado com a pesquisa do Ipec no Pará. Os levantamentos localizados foram realizados ao longo das últimas duas semanas. Eles são feitos de forma separada da pesquisa nacional, divulgada na segunda-feira da semana passada, que indicou Lula em primeiro lugar na corrida presidencial, com 44% dos votos, contra 32% de Bolsonaro.
Na divisão por regiões do Brasil, os dois candidatos à Presidência da República aparecem tecnicamente empatados, dentro da margem – que foi de três pontos percentuais –, em outros seis Estados. Os resultados não levam em conta a pesquisa Ipec em Mato Grosso do Sul, onde a divulgação foi suspensa no sábado por ordem judicial.
Vantagem
As pesquisas localizadas mostram que a liderança de Lula ocorre em todos os nove Estados da região Nordeste. O petista também tem vantagem em três dos sete Estados do Norte, em dois dos quatro do Sudeste e em um dos três Estados da região Sul.
São eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe; Pará e Tocantins; São Paulo e Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O desempenho do ex-presidente é melhor no Piauí, onde está à frente de Bolsonaro com 69% das intenções de voto, ante 15% do adversário.
O candidato à reeleição pelo PL, por sua vez, lidera em três dos sete Estados do Norte, em duas das quatro unidades da federação do Centro-Oeste e em um dos três Estados do Sul, todos eles com números reduzidos de eleitores. Nesse caso, Acre, Distrito Federal, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Santa Catarina. Em Roraima, o presidente registrou maior vantagem, ganhando do candidato do PT por 66% dos votos a 16%.
Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados no Amapá, Espírito Santo, Goiás, Paraná e Rio de Janeiro.
Intenções de votoEstados onde Lula vence
Alagoas: Lula 50% x 29% Bolsonaro
Amazonas: Lula 48% x 35% Bolsonaro
Bahia: Lula 61% x 20% Bolsonaro
Ceará: Lula 58% x 19% Bolsonaro
Maranhão: Lula 43% x 31% Bolsonaro
Minas Gerais: Lula 45% x 30% Bolsonaro
Pará: Lula 44% x 35% Bolsonaro
Paraíba: Lula 58% x 24% Bolsonaro
Pernambuco: Lula 60% x 22% Bolsonaro
Piauí: Lula 69% x 15% Bolsonaro
Rio Grande do Norte: Lula 59% x 25% Bolsonaro
Rio Grande do Sul: Lula 42% x 34% Bolsonaro
São Paulo: Lula 40% x 31% Bolsonaro
Sergipe: Lula 54% x 26% Bolsonaro
Tocantins: Lula 46% x 39% Bolsonaro
Onde Bolsonaro vence
Acre: Bolsonaro 53% x 30% Lula
Distrito Federal: Bolsonaro 38% x 31% Lula
Mato Grosso: Bolsonaro 49% x 31% Lula
Rondônia: Bolsonaro 54% x 27% Lula
Roraima: Bolsonaro 66% x 16% Lula
Santa Catarina: Bolsonaro 50% x 25% Lula
Empate técnico
Amapá: Lula 39% x 39% Bolsonaro
Espírito Santo: Lula 42% x 39% Bolsonaro
Goiás: Bolsonaro 39% x 34% Lula
Paraná: Bolsonaro 41% x 35% Lula
Rio de Janeiro: Lula 39% x 36% Bolsonaro