Rio de Janeiro, 25 de Junho de 2025

Pesquisa mostra crescimento da ultradireita junto aos evangélicos

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Sexta, 19 de Agosto de 2022 às 12:20, por: CdB

Entre os católicos, segmento amplamente majoritário da população, no entanto, a variação entre as duas últimas rodadas é insignificante. Lula mantém a liderança com quase o dobro das intenções de voto (52%) do principal adversário, que oscilou positivamente, de 25% para 27%.

Por Redação - de São Paulo
Candidato da ultradireita, o presidente Jair Bolsonaro (PL) ampliou de 10 para 17 pontos percentuais sua vantagem sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os evangélicos, constatou a pesquisa do Instituto DataFolha divulgada nesta sexta-feira. No grupo religioso integrado por um terço dos brasileiros, o mandatário saltou de 43% para 49% das intenções de voto no último mês, enquanto o petista flutuou negativamente de 33% para 32%.
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Bolsonaro conta com o apoio de líderes evangélicos como o bispo Edir Macedo (E)
Entre os católicos, segmento amplamente majoritário da população, no entanto, a variação entre as duas últimas rodadas é insignificante. Lula mantém a liderança com quase o dobro das intenções de voto (52%) do principal adversário, que oscilou positivamente, de 25% para 27%. No Brasil, 50% do eleitorado se declara católico, e 27%, evangélico, também segundo o Datafolha. Devido ao número reduzido de fiéis, as demais religiões não foram consideradas.

Mais ricos

Ainda na pesquisa do DataFolha, Bolsonaro ultrapassa numericamente e empata, na margem de erro, com o ex-presidente Lula entre os eleitores que ganham de 2 a 5 salários mínimos. No último mês, as intenções de voto no atual mandatário nessa faixa de renda familiar mensal subiram de 34% para 41%. Enquanto isso, o petista oscilou negativamente, de 40% para 38%. Lula, no entanto, avança entre os mais ricos, que recebem mais dez salários mínimos e formam um importante grupo influenciador de opinião. Houve, neste segmento, a redução da vantagem de Bolsonaro de oito para três pontos percentuais.
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