Rio de Janeiro, 04 de Setembro de 2025

Papa Leão XIV e presidente israelense discutem conflito em Gaza

Arquivado em:
Quinta, 04 de Setembro de 2025 às 10:54, por: CdB

Durante a reunião, que teve duração de mais de duas horas, o líder israelense destacou que seu país “está comprometido em garantir a segurança e o bem-estar das comunidades cristãs.

Por Redação, com ANSA – da Cidade do Vaticano

O papa Leão XIV recebeu nesta quinta-feira, no Vaticano, o presidente de Israel, Isaac Herzog, para discutir a guerra e os esforços para alcançar a paz na Faixa de Gaza.

Papa Leão XIV e presidente israelense discutem conflito em Gaza | Papa discutiu guerra na Faixa de Gaza com Isaac Herzog
Papa discutiu guerra na Faixa de Gaza com Isaac Herzog

Durante a reunião, que teve duração de mais de duas horas, o líder israelense destacou que seu país “está comprometido em garantir a segurança e o bem-estar das comunidades cristãs na Terra Santa” e a libertação dos reféns.

– Israel está fazendo todo o possível para trazer de volta para casa os reféns mantidos em cativeiro brutal pelo Hamas – escreveu Herzog em seu perfil no X.

Segundo ele, sua nação “anseia por um dia em que os povos do Oriente Médio, os Filho de Abraão, viverão juntos em paz, cooperação e esperança”.

Para Herzog, “todos os líderes de fé e boa vontade devem se unir para pedir a libertação imediata dos reféns como um primeiro e fundamental passo em direção a um futuro melhor para toda a região”.

– A inspiração e a liderança do Papa no combate ao ódio e à violência e na promoção da paz no mundo são apreciadas e vitais. Anseio por aprofundar nossa cooperação para um futuro melhor de justiça e compaixão – acrescentou o presidente de Israel, agradecendo a Leão XIV pela “calorosa recepção” ao Vaticano.

Vaticano

Por sua vez, o Vaticano anunciou Leão XIV e Herzog abordaram “a situação política e social no Oriente Médio, onde persistem numerosos conflitos, com particular atenção à trágica situação em Gaza.”

Segundo comunicado oficial, os líderes discutiram “como garantir um futuro para o povo palestino, a paz e a estabilidade na região”.

Desta forma, o Vaticano reafirmou a solução de dois Estados como a única saída para a guerra em andamento. Também foi feita referência ao que está acontecendo na Cisjordânia e à importante questão de Jerusalém.

“Esperava-se que as negociações fossem retomadas prontamente para que, com disposição e decisões corajosas, bem como com o apoio da comunidade internacional, fosse possível obter a libertação de todos os reféns, alcançar urgentemente um cessar-fogo permanente, facilitar a entrada segura de ajuda humanitária nas áreas mais afetadas e garantir o pleno respeito ao direito humanitário, bem como às legítimas aspirações dos dois povos”, acrescentou a nota.

Por fim, durante a reunião, “foi acordado o valor histórico das relações entre a Santa Sé e Israel, e também foram abordadas diversas questões relativas às relações entre as autoridades estatais e a Igreja local, com particular atenção à importância das comunidades cristãs e seu compromisso, tanto localmente quanto em todo o Oriente Médio, com o desenvolvimento humano e social, especialmente nas áreas da educação, da promoção da coesão social e da estabilidade regional”.

O encontro entre Herzog e Robert Prevost aconteceu sob um forte esquema de segurança. Uma bandeira israelense com a Estrela de David também foi hasteada no pátio de San Damaso para dar boas-vindas aos membros da comitiva dos visitantes.

Para facilitar a passagem do cortejo presidencial, toda a área da Via della Conciliazione e da Colunata foi isolada e fechada ao tráfego. Os acessos à rua e à praça também foram bloqueados durante a visita.

Além da reunião a portas fechadas com o Papa, o líder israelense também conversou com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e visitou a Biblioteca da Santa Sé.

Este é o segundo encontro entre o Papa e Herzog, que esteve no Vaticano pela última vez por ocasião da missa de início do pontificado de Leão XIV, em 18 de maio deste ano.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo