Rio de Janeiro, 06 de Julho de 2025

Orquestra da USP comemora 30 anos com apresentações gratuitas

Arquivado em:
Sexta, 16 de Maio de 2025 às 15:14, por: CdB

Com o tema Harmonia dos Séculos, a apresentação traz obras clássicas do século XIX de Beethoven e Gustav Mahler, e também criações contemporâneas.

Por Redação, com ABr – de São Paulo

A Orquestra de Câmara da USP (Ocam) realiza dois concertos gratuitos em celebração dos 30 anos de sua criação. 

Orquestra da USP comemora 30 anos com apresentações gratuitas | Orquestra de Câmara da USP celebra 30 anos com concertos gratuitos
Orquestra de Câmara da USP celebra 30 anos com concertos gratuitos

O primeiro ocorreu nesta sexta-feira, às 20h, no Centro Cultural Camargo Guarnieri, no campus da Universidade de São Paulo (USP).

A outra apresentação será neste domingo, às 17h, no Theatro São Pedro, um dos teatros mais antigos de São Paulo, na rua Barra Funda, 171.

Com o tema Harmonia dos Séculos, a apresentação traz obras clássicas do século XIX de Beethoven e Gustav Mahler, e também criações contemporâneas, com a estreia da composição de Isabel Vilela.

Os concertos são regidos e dirigidos pelo maestro Ricardo Bologna e contam com a participação especial do pianista Eduardo Monteiro. 

O primeiro concerto faz parte da série Sons da USP: A Sinfonia de São Paulo, que traz a proposta de integrar a cidade à vida universitária, levando música erudita ao público.

Harmonia dos Séculos começará com a estreia da composição A Roda da Fortuna, de Isabela Vilela. Em seguida, Concerto para Piano nº 4 em Sol Maior, Op. 58, de Ludwig van Beethoven, que tem o piano presente durante toda a execução, e termina com a Sinfonia n° 1 em Ré MaiorTitã de Gustav Mahler.

– Estamos muito contentes em poder apresentar ao público pela primeira vez uma composição de Isabel Vilela, aluna da USP, reforçando nosso papel como orquestra profissionalizante e refletindo o futuro da música de concerto – diz Bologna.

Coletivo Tem Sentimento

Os concertos também recebem o Coletivo Tem Sentimento, que atua no território da Cracolândia, oferecendo capacitação e assistência para mulheres cis e trans em situação de vulnerabilidade social.

Também participa do evento o Coletivo Guerreiras da Tradição, formado por mulheres indígenas Guarani Mbya, que confeccionam artesanatos tradicionais e modernos com foco em peças indígenas como: cestaria, arco e flecha, zarabatanas, colares, pulseiras e brincos, com designs exclusivos.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo