O deputado, conhecido como filho ’03′ do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), é apontado como articulador de conversas com autoridades norte-americanas que culminaram na ameaça de sobretaxa de 50% às exportações brasileiras.
Por Redação – de Brasília
Ministra da Secretaria de Relações Institucionais, a deputada licenciada Gleisi Hoffmann (PT-PR) disse publicamente, nesta terça-feira, que apoia a cassação do mandato do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que atualmente vive nos Estados Unidos. A declaração, em entrevista à imprensa no Palácio do Itamaraty, nesta manhã, ocorre em meio às tensões diplomáticas envolvendo o governo brasileiro e o presidente norte-americano Donald Trump.

O deputado, conhecido como filho ’03′ do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), é apontado como articulador de conversas com autoridades norte-americanas que culminaram na ameaça de sobretaxa de 50% às exportações brasileiras. Trump condicionou a não aplicação do tarifaço a um recuo nas investigações contra Bolsonaro, prestes a ser condenado por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Traíra
Para Hoffmann, a atuação de ’03′ fere diretamente os interesses nacionais.
— Esse é um traíra. Ele, Eduardo Bolsonaro, comete crime de lesa-pátria. Não tem o direito de continuar deputado pelo Brasil. Com certeza, eu espero que o Congresso, a Câmara tomem medidas para que esse traíra não possa representar mais nenhuma instituição brasileira — afirmou.
Desde fevereiro, Eduardo Bolsonaro está radicado nos Estados Unidos. No período, ampliou sua interlocução com políticos ligados à ala trumpista, intensificando o discurso contra o governo brasileiro e reforçando a narrativa de perseguição política a seu pai, investigado por tentativa de golpe de Estado e outros crimes. O próprio deputado é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).