Rio de Janeiro, 04 de Setembro de 2025

Lula veta aumento no número de deputados e atende maioria dos eleitores

Arquivado em:
Quinta, 17 de Julho de 2025 às 20:18, por: CdB

O texto foi aprovado no fim de junho como resposta à uma exigência do Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte julgou uma ação do governo do Pará que apontou omissão do Legislativo em atualizar o número de deputados.

Por Redação – de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou o Projeto de Lei (PL) que aumenta o número de deputados de 513 para 531. O despacho foi publicado, nesta quinta-feira, no Diário Oficial da União (D.O.U).

Lula veta aumento no número de deputados e atende maioria dos eleitores | O presidente Lula vetou a proposta de aumentar o número de deputados
O presidente Lula vetou a proposta de aumentar o número de deputados

Em mensagem ao Congresso, Lula justificou o veto por contrariedade ao interesse público e por inconstitucionalidade. Os ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Fazenda, do Planejamento e Orçamento e a Advocacia-Geral da União manifestaram-se contrários à medida, em relatórios ao presidente.

 

Resposta

“Ao prever a ampliação do número de parlamentares, a medida acarreta aumento de despesas obrigatórias, sem a completa estimativa de impacto orçamentário, de previsão de fonte orçamentária e de medidas de compensação, onerando não apenas a União, mas também entes federativos (…). Ademais, o art. 6º, parágrafo único, do Projeto de Lei Complementar está em dissonância com o art. 131, IV, da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025, já que prevê a possibilidade de atualização monetária de despesa pública”, diz a mensagem da Presidência.

O texto foi aprovado no fim de junho como resposta à uma exigência do Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte julgou uma ação do governo do Pará que apontou omissão do Legislativo em atualizar o número de deputados de acordo com a mudança populacional, atualizada pelo censo demográfico a cada dez anos. O Pará argumentou que teria direito a mais quatro deputados desde 2010. A última atualização foi em 1993.

O STF, então, determinou que o Congresso votasse a Lei que redistribui a representação de deputados, quanto à proporção populacional de cada Estado e o Distrito Federal.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo