A disputa, no entanto, tende a ser acirrada diante de candidaturas como a do deputado Nikolas Ferreira (PL) e do senador Cleitinho (Republicanos), ambos do espectro de direita.
Por Redação – de Belo Horizonte
A nova pesquisa Atlas Intel, em análise procedida nesta quarta-feira, coloca o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) como o favorito dos mineiros para o cargo de governador. A pesquisa testou diversos cenários e a margem de vantagem de Pacheco cresce quando ele é associado ao apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A disputa, no entanto, tende a ser acirrada diante de candidaturas como a do deputado Nikolas Ferreira (PL) e do senador Cleitinho (Republicanos), ambos do espectro de direita. Nenhum dos possíveis candidatos conservadores, no entanto, confirmou o objetivo de concorrer ao cargo.
O atual vice-governador, Matheus Simões (Novo), no entanto, que já se declarou pré-candidato, figura em todas as simulações de primeiro turno com apenas um dígito na porcentagem de intenções de voto. Quando desconsiderados os apadrinhamentos políticos de Lula, Zema e Bolsonaro, Pacheco e Ferreira aparecem empatados na margem de erro.
Fator Zema
O mesmo levantamento aponta que 54% dos mineiros desaprovam o governador Romeu Zema (Novo), enquanto a aprovação é de 39% e os que não souberam opinar ficaram na casa dos 7%. Quando a avaliação tem mais opções de resposta, 43,7% dos mineiros avaliam a administração de Zema como “péssima” ou “ruim”.
Na mesma pesquisa foram testados possíveis cenários para as eleições de 2026, considerando somente o eleitorado mineiro. O presidente Lula aparece com 42,6% de intenções de voto. Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece com 32% e Zema com 9,6%.
Os pesquisadores ouviram, entre os dias 20 e 25 de agosto, 2.035 eleitores mineiros.