Também foi combinada uma visita de Lula à Indonésia em outubro, quando o presidente brasileiro planeja participar da cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
Por Redação – de Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou, nesta quarta-feira, um encontro bilateral com o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, no Palácio do Planalto. Durante o encontro, assinaram cinco acordos de cooperação entre os dois países, abrangendo as áreas de defesa, vigilância sanitária, assistência mútua e educação.

Também foi combinada uma visita de Lula à Indonésia em outubro, quando o presidente brasileiro planeja participar da cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Após as conversas oficiais, os dois chefes de Estado participaram de um almoço no Palácio do Itamaraty.
Entre os assuntos abordados na reunião também esteve o caso da brasileira Juliana Marins, de 26 anos, que morreu durante uma trilha no Monte Rinjani, na Indonésia, em fim de junho. O presidente brasileiro agradeceu ao governo indonésio pela colaboração prestada durante as operações de busca.
Relações
Conforme informações do Itamaraty, foi fornecido todo o suporte necessário durante os trabalhos de resgate, e a comunicação entre os dois países ocorreu de forma adequada, mesmo considerando as condições climáticas desfavoráveis na região.
A visita de Prabowo representa um marco significativo nas relações bilaterais, sendo a primeira visita oficial desde que a Indonésia se tornou membro pleno do BRICS, em janeiro deste ano. O presidente indonésio já havia estado no Brasil em duas ocasiões durante 2024, mas esta é sua primeira visita com caráter oficial.
Na agenda de discussões, destacam-se temas como segurança alimentar, mudanças climáticas e alternativas diplomáticas para os conflitos no Oriente Médio, com foco particular na situação palestina. A Indonésia, reconhecida como a maior nação muçulmana do mundo, é vista pelo governo brasileiro como um parceiro estratégico na busca por soluções pacíficas para a região.
Comércio
O Brasil também busca o apoio indonésio para a Cúpula de Segurança Alimentar, evento programado para setembro na cidade de Fortaleza (CE). Na esfera econômica, há perspectivas de progresso nas negociações para expandir as exportações de carne bovina brasileira para a Indonésia e para viabilizar a entrada de carne de frango indonésia no mercado brasileiro.
Este encontro marca o segundo líder asiático recebido por Lula em Brasília durante esta semana. Lula disse a Subianto que o Brasil deseja diversificar o intercâmbio comercial com a Indonésia, incluindo nas áreas de aviação civil, produtos de defesa e carne bovina.
— Conversamos sobre a diversificação do nosso intercâmbio comercial, incluindo nas áreas de aviação civil e de produtos de defesa. Queremos facilitar o comércio de carne bovina brasileira, que pode contribuir para a segurança alimentar do povo indonésio — resumiu Lula, em declaração conjunta à imprensa.