Rio de Janeiro, 06 de Setembro de 2025

Lula, no 7 de Setembro, criticará os ‘traidores da Pátria’

Arquivado em:
Sexta, 05 de Setembro de 2025 às 20:26, por: CdB

Os temas se conectam à disputa política-comercial com os Estados Unidos sobre o tarifaço ao Brasil. A defesa da soberania e de um país independente também estará entre os destaques da fala do presidente.

Por Redação – de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pronunciamento oficial gravado sobre o 7 de Setembro, a ser transmitido em rede nacional de rádio e TV, mudou o foco do discurso. Fontes do Palácio do Planalto disseram ao canal norte-americano de TV CNN que o presidente reforçará, entre outros pontos, a defesa do PIX e as críticas aos chamados ‘traidores da Pátria’.

Lula, no 7 de Setembro, criticará os ‘traidores da Pátria’ | Um público estimado em 30 mil pessoas é aguardado no desfile do 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília
Um público estimado em 30 mil pessoas é aguardado no desfile do 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília

Os temas se conectam à disputa política-comercial com os Estados Unidos sobre o tarifaço ao Brasil. A defesa da soberania e de um país independente também estará entre os destaques da fala do presidente; além de dados sobre a economia e programas sociais.

Desta vez, Lula fez questão que a transmissão fosse feita direto do Gabinete da Presidência, no Palácio do Planalto. A escolha, segundo ministros, é para que a mensagem tenha um caráter mais institucional, transmitindo a ideia de força de um chefe de Estado.

 

Independência

A peça que tem seis minutos de duração será transmitida em cadeia de rádio e TV, no sábado, um dia antes da data oficial que celebra a independência do Brasil.

O presidente participará do tradicional desfile do 7 de setembro, que neste ano, terá como lema “Brasil Soberano”. O PT, sindicatos e movimentos sociais de esquerda mobilizam manifestações em todo o país, em contraponto aos protestos de direita, já familiarizados com a data.

O desfile começará às 9h na Esplanada dos Ministérios e contará com a presença do presidente Lula; além de ministros e outras autoridades.

A soberania do país será destacada por meio de três eixos temáticos, dois deles intitulados Brasil dos Brasileiros e Brasil do Futuro. Um terceiro eixo trata da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém, em novembro, e do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Haverá, ainda, a programação tradicional das tropas das Forças Armadas, como os desfiles motorizado e da cavalaria, a apresentação da pirâmide humana e da Esquadrilha da Fumaça e honras militares.

 

Público

Brasil Soberano também é o nome do plano lançado pelo governo federal para amparar empresas que tenham prejuízo com as recentes medidas anunciadas pelos Estados Unidos, de taxar em 50% as exportações brasileiras.

Para o desfile de 7 de Setembro, o público poderá acessar as arquibancadas na Esplanada dos Ministérios a partir das 6h30, com pontos de revista instalados. Estão proibidos itens como armas, objetos cortantes, substâncias inflamáveis, recipientes de vidro, fogos de artifício, mochilas de grande porte, barracas e drones sem autorização.

A segurança já está reforçada na região em razão do julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros réus, por tentativa de golpe de Estado. Para o desfile, o trânsito de carros será interditado na tarde do sábado.

O Comando Móvel da Polícia Militar do Distrito Federal estará presente no local, no domingo. 

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo