Peskov disse que Putin havia dito a Trump que a Rússia preferiria atingir seus objetivos na Ucrânia por meios políticos e diplomáticos.
Por Redação, com Reuters – de Moscou
O Kremlin disse nesta sexta-feira que a Rússia acompanha de perto todas as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, depois que o líder dos EUA disse que estava “muito decepcionado” com sua última conversa com o presidente russo, Vladimir Putin, sobre a guerra na Ucrânia.

Trump, que havia declarado com confiança na semana passada que Putin estava “procurando resolver” o conflito, disse após o telefonema de quinta-feira que ele não achava que o líder russo estava procurando parar a guerra.
Questionado sobre os comentários, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse aos repórteres: “É claro que estamos prestando muita atenção a todas as declarações do presidente Trump”.
Ele não abordou as críticas implícitas de Trump a Putin.
Trump, que retornou à Casa Branca em janeiro com a promessa de acabar rapidamente com o “banho de sangue” na Ucrânia, disse após a ligação de quinta-feira: “Eu não fiz nenhum progresso com ele”.
Peskov disse que Putin havia dito a Trump que a Rússia preferiria atingir seus objetivos na Ucrânia por meios políticos e diplomáticos, mas que, enquanto isso, continuaria o que chama de “operação militar especial”.
Ele disse que o líder do Kremlin havia dito a Trump que a Rússia espera chegar a um acordo sobre uma data para uma terceira rodada de negociações de paz com a Ucrânia, após as negociações anteriores em maio e junho.
Trump se diz desapontado com telefonema com Putin
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que saiu decepcionado de uma ligação telefônica com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, porque não parece que o líder russo esteja querendo acabar com a guerra contra a Ucrânia.
As tentativas dos EUA de acabar com a guerra da Rússia na Ucrânia por meio da diplomacia foram em grande parte interrompidas, e Trump tem enfrentado crescentes apelos — inclusive de alguns republicanos — para aumentar a pressão sobre Putin para negociar seriamente.
Depois de falar com Putin na quinta-feira, Trump planeja falar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, nesta sexta-feira, disse ele em comentários aos repórteres em seu retorno a Washington de uma viagem a Iowa.
– Estou muito decepcionado com a conversa que tive hoje com o presidente Putin, porque não acho que ele esteja lá, e estou muito decepcionado – disse Trump.
– Só estou dizendo que não acho que ele esteja querendo parar, e isso é uma pena.
Os dois líderes não discutiram a recente pausa em algumas remessas de armas dos EUA para Kiev durante a conversa de quase uma hora, segundo um resumo fornecido pelo assessor de Putin, Yuri Ushakov.