O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, fundado em 1939, é o terceiro mais antigo do país, representando um importante marco na história das Unidades de Conservação brasileiras.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Bombeiros resgataram, na última quarta-feira, um jovem que caiu em uma trilha no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, parque que corta os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. Segundo os militares, Gabriel Pessanha caiu em um penhasco, desmaiou e ficou preso entre duas pedras em um dos pontos mais altos da trilha até a Pedra do Sino.

Os militares tiveram que usar talhadeiras para quebrar as rochas e encontrar o rapaz, que teve lesões no nervo do braço direito, recebeu os primeiros-socorros ainda no alto da Pedra do Sino e foi conduzido em segurança ao hospital de referência em Teresópolis.
As ações de resgate envolveram grande complexidade, devido ao local de difícil acesso e à necessidade de utilização de recursos especiais para chegar até a vítima. Na sexta, o jovem reencontrou os militares que o socorreram e se emocionou. As imagens foram registradas pela corporação.
Procurado, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que administra o parque, ainda não se pronunciou. O espaço está aberto para manifestação.
Parque é importante unidade de conservação
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, fundado em 1939, é o terceiro mais antigo do país, representando um importante marco na história das Unidades de Conservação brasileiras.
O local tem a maior rede de trilhas do Brasil, com mais de 200 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.
O parque abriga mais de 2,8 mil espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 100 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).
Assim como todas as unidades de conservação federais, o espaço é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia federal responsável também pela conservação de espécies ameaçadas.
Incêndio em Santa Teresa
Um incêndio atingiu uma área de mata na Avenida Almirante Alexandrino, no bairro de Santa Teresa, Região Central do Rio, na madrugada de domingo.
As chamas se espalharam por conta da vegetação seca, na altura do número 1.860, mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros para conter o fogo.
Moradores do bairro comentaram sobre o incidente nas redes sociais. “O Corpo de Bombeiros esteve no local e o fogo está muito alto. Parece que piorou muito. Estão tentando apagar”, disse um usuário. “Olha a coluna subindo aqui, caramba, muito fogo”, escreveu outra.
Segundo os militares, o fogo foi controlado por volta de 4h40, e ninguém ficou ferido. Ainda não há informações sobre a causa das chamas.