Rio de Janeiro, 30 de Agosto de 2025

Bombeiros resgatam 10 pessoas em trilha de Teresópolis

Arquivado em:
Terça, 26 de Agosto de 2025 às 11:16, por: CdB

Trilheiros não conseguiram voltar sozinhos por conta das dificuldades do terreno.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

Dez pessoas que faziam a trilha do Escalavrado, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis, Região Serrana do Rio, foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros. A operação de resgate começou na noite do último domingo e terminou na manhã da segunda-feira.

Bombeiros resgatam 10 pessoas em trilha de Teresópolis | Resgate de dez pessoas no Escalavrado, em Teresópolis
Resgate de dez pessoas no Escalavrado, em Teresópolis

A ação durou cerca de 13h e só terminou às 9h de segunda-feira. Os militares do Quartel de Teresópolis (16° GBM), responsáveis pelo resgate, levaram duas horas na mata até encontrar as vítimas, que estavam em boas condições, sem ferimentos.

Os trilheiros não conseguiram voltar sozinhos devido às dificuldades do terreno e ao avançar da noite, que deixou a visibilidade comprometida. Diante do cenário, os militares fizeram a descida utilizando cordas e equipamentos de escalada, permanecendo junto ao grupo durante todo o percurso. Ao fim da trilha, as vítimas receberam os primeiros-socorros e foram liberadas após recusar atendimento.

Trilha desafiadora

O Escalavrado é uma das formações mais desafiadoras da Serra dos Órgãos, conhecida pelas trilhas íngremes e trechos de escalaminhada. Embora seja um destino procurado por montanhistas e turistas, exige preparo físico, equipamentos adequados e planejamento.

O ideal é que, segundo o Corpo de Bombeiros, antes de realizar a trilha, visitantes e turistas se informem previamente sobre o nível de dificuldade, consultem a previsão do tempo, levem lanternas, celulares carregados e mantimentos. Outra dica importante é: sempre que for possível, realizar as trilhas acompanhados de guias credenciados.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo