Rio de Janeiro, 24 de Julho de 2025

Index global traz os cientistas de ponta hoje, na academia brasileira

Arquivado em:
Terça, 13 de Maio de 2025 às 21:36, por: CdB

A edição deste ano do Index mundial inclui, ainda, mais de 14 mil cientistas brasileiros no índice global, com vários centros de pesquisa e universidades públicas líderes nas métricas de impacto, distribuídas por todo o país.

Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro

O AD Scientific Index, sistema global de classificação baseado em produtividade e impacto científico, pronunciou-se nesta terça-feira acerca dos destaques do Brasil na edição 2025. Foram avaliados pesquisadores e instituições de todo o país, com base em métricas específicas para os últimos seis anos.

Index global traz os cientistas de ponta hoje, na academia brasileira | Os cientistas mais proeminentes do país integram o Index
Os cientistas mais proeminentes do país integram o Index

Os três principais cientistas brasileiros a cumprir as normas do Index foram o professor Gilvan Augusto Alves, do Brazilian Center for Research in Physics (CBPF); Luiz Mundim, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e Sandra dos Santos Padula, da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Ainda de acordo com o ranking divulgado, as três principais universidades brasileiras são a Universidade de São Paulo (USP), fundada em 1934 e com 14.662 pesquisadores; a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), fundada em 1962, contando com 3.655 pesquisadores; e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), instituída em 1976 e com 3.928 pesquisadores ativos.

 

Desempenho

A edição deste ano do Index mundial inclui, ainda, mais de 14 mil cientistas brasileiros no índice global, com vários centros de pesquisa e universidades públicas líderes nas métricas de impacto, distribuídas por todo o país. As áreas de maior destaque foram Física de Partículas, Física de Altas Energias e outras Ciências Naturais.

O AD Scientific Index analisa dados públicos do Google Scholar para avaliar

mais de 2,6 milhões de cientistas e 24,6 mil instituições em 211 disciplinas

de 221 países, com um panorama completo do desempenho acadêmico mundial.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo