Rio de Janeiro, 29 de Agosto de 2025

Homem morre após ser baleado por segurança em mercado de Santo André

Arquivado em:
Sexta, 29 de Agosto de 2025 às 14:04, por: CdB

Felipe Moraes de Oliveira teria sido alvejado na barriga após ser impedido de entrar acompanhado do seu cachorro no estabelecimento.

Por Redação, com CartaCapital – de São Paulo

Um homem negro foi morto por um segurança de um mercado em Santo André, São Paulo, após tentar entrar no estabelecimento com o seu cachorro. O caso aconteceu na última terça-feira. Um ato que pede justiça no caso está programado para esta sexta-feira 29.

Homem morre após ser baleado por segurança em mercado de Santo André | Felipe Moraes de Oliveira foi morto por um segurança de um mercado em Santo André
Felipe Moraes de Oliveira foi morto por um segurança de um mercado em Santo André

Segundo a denúncia, Felipe Moraes de Oliveira, de 29 anos, teria sido baleado na barriga, depois de ter sido impedido de entrar no local em companhia do animal. Mesmo ferido, ainda teria tentado amarrar o cachorro e corrido até outro comércio próximo para pedir ajuda. Ele, porém, não resistiu e morreu no local.

Um perfil criado nas redes sociais pede Justiça por Felipe, que era artista visual, músico, artesão, percussionista e capoeirista. “Mais uma vida interrompida pelo racismo estrutural, pela violência policial e pelo descaso que atingem diariamente as periferias”, diz o trecho de uma publicação.

Os familiares da vítima alegam que o segurança seria um policial que estaria fazendo um bico para o estabelecimento comercial, que fica no bairro Jardim do Estádio, no ABC paulista. A Secretaria de Segurança Pública nega a versão.

As investigações

Em nota, a pasta informou que o autor do crime foi identificado pelo Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) de Santo André e permanece preso em cumprimento a prisão temporária. “Ele não possui qualquer vínculo com nenhuma força de segurança. As investigações prosseguem para o esclarecimento dos fatos”, registrou a pasta em nota.

Nas redes sociais, familiares e amigos da vítima também sustentam que o mercado não se posicionou sobre o caso, e ainda teria removido as câmeras do estabelecimento. CartaCapital entrou em contato com o estabelecimento, mas não obteve respostas.

Nesta sexta, um ato em justiça à vítima. A manifestação aconteceu na Praça Carajós, em Santo André. O protesto foi finalizado em frente ao mercado onde Felipe foi atingido pelo disparo.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo