Moradores filmaram aeronaves dando rasantes na Vila Aliança, passageiros de trem e crianças de escola se jogaram no chão buscando proteção.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Uma ação das polícias Civil e Militar contra traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP) na Vila Aliança, entre os bairros de Senador Camará e Bangu, Zona Oeste do Rio, levou pânico a moradores da região e quem seguia para o trabalho na manhã desta quinta-feira. Em vídeos publicados nas redes sociais, moradores filmaram dois helicópteros da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) — tropa de elite da Polícia Civil — disparando em bandidos, que revidaram. Ainda não há informações sobre feridos, prisões ou apreensões.

Com a ação, traficantes bloquearam vias importantes e atearam fogo em barricadas e em ao menos quatro ônibus, como na Avenida Santa Cruz, uma das principais de Senador Camará. “Muito tiro aqui em Camará, atenção aí, morador”, publicou um perfil nas redes sociais. “Muito tiro uma hora dessa, as crianças na escola, meu Deus”, relata uma moradora nas imagens. Quem seguia de trem para Senador Camará, precisou se jogar no chão para se proteger dos disparos. As imagens mostram o desespero de usuários do transporte.
Também participam da ação a Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil (Ssinte), a Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar (SSI), a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), além da Core e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Impactos na rotina da população
A intensa troca de tiros interrompeu o funcionamento de unidades de saúde, transportes e a rotina de estudantes. Segundo o Rio Ônibus, seis linhas desviaram os itinerários desviados preventivamente. São elas:
731: Campo Grande – Marechal Hermes
737: Santíssimo – Cascadura
746: Jabour – Cascadura
803: Jabour – Taquara
926: Senador Camará – Penha
SV790: Campo Grande – Cascadura
Por conta do tiroteio, a SuperVia informou que a circulação no ramal Santa Cruz opera da Central do Brasil até Bangu e de Campo Grande até Santa Cruz. O trecho entre as estações Senador Camará, Santíssimo e Augusto Vasconcelos foi suspenso.
O site Agenda do Poder procurou as secretarias de Saúde e Educação do município e estado. Segundo a SMS, duas unidades de Atenção Primária precisaram suspender o funcionamento para segurança de pacientes e funcionários. Outras duas unidades mantêm o atendimento à população, mas tiveram de suspender as atividades externas, como visitas domiciliares.
Unidades de urgência e emergência não interrompem o funcionamento, conforme a pasta. Já a SES, disse que unidades estaduais de saúde estão funcionando normalmente.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que as escolas seguem atendendo presencialmente; imagens flagraram alunos do GET Mario Fernandes Ribeiro se abaixando para se proteger dos disparos. A Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) ainda não retornou.