Rio de Janeiro, 04 de Julho de 2025

Governo anuncia diretrizes do Programa Avança Paradesporto

Arquivado em:
Segunda, 02 de Maio de 2022 às 10:05, por: CdB

Segundo a pasta, o objeto da iniciativa é a democratização e equidade do acesso gratuito, e de qualidade, a estruturas físicas, treinamentos e equipes multidisciplinares de saúde. A portaria prevê que o núcleo do Avança Paradesporto do Brasil pode ser estabelecido em escolas ou em espaços comunitários (públicos ou privados).

Por Redação, com ABr - de Brasília/Washington

O Ministério da Cidadania divulgou nesta segunda-feira as diretrizes do Programa Avança Paradesporto do Brasil. O programa foi criado para promover o crescimento do número de atletas de alto nível, com deficiência, bem como para o aumento das participações e da evolução dos resultados do Brasil em competições paradesportivas internacionais. Portaria do ministério com as diretrizes do programa foi publicada nesta segunda no Diário Oficial da União (DO).
esporte.jpeg
O programa foi criado para promover o crescimento do número de atletas de alto nível, com deficiência
Segundo a pasta, o objeto da iniciativa é a democratização e equidade do acesso gratuito, e de qualidade, a estruturas físicas, treinamentos e equipes multidisciplinares de saúde. A portaria prevê que o núcleo do Avança Paradesporto do Brasil pode ser estabelecido em escolas ou em espaços comunitários (públicos ou privados). As atividades serão desenvolvidas em espaços físicos adequados às práticas paradesportivas listadas no projeto técnico.

Capacitação nas modalidades

A Secretaria Nacional de Paradesporto disponibilizará cursos de capacitação nas modalidades online ou presencial, direcionado a todos que trabalham no âmbito do programa para complementar a qualificação dos profissionais no desenvolvimento de suas funções e nas atividades que serão desenvolvidas nos núcleos. A portaria que estabelece as diretrizes do programa entra em vigor a partir de 1º de junho deste ano.

Alison dos Santos é ouro nos 400m com barreiras

O medalhista olímpico Alison dos Santos, o Piu, está mesmo voando. O paulista de 21 anos venceu  neste sábado a primeira prova da temporada dos 400 metros com barreiras, sua especialidade. O brasileiro completou a prova do tradicional Meeting Drake Relays, na cidade de Des Moines, no Iowa (Estados Unidos), em 48s41, impondo mais de um segundo de vantagem sobre os norte-americanos David Kendzieira (49s43) e Khallifah Rosser (49s49), medalhas de prata e bronze respectivamente.

Atletismo

O evento integra a série prata da World Athetics (sigla em inglês de Federação Internacional de Atletismo). Há menos de 15 dias, Piu já havia se destacado no Golden Games (série ouro) ao conquistar a prata nos 400m rasos em 44s54, apenas 26 centésimos atrás do primeiro colocado, o norte-americano Michael Cherry (44s28). O atleta é um dos principais nomes do atletismo brasileiro para a Olimpíada de Paris 2024. Ano passado, Piu conquistou o bronze nos 400m com barreiras nos Jogos de Tóquio, ao encerrar a prova em 46s72.
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo