Domingo, 24 de Novembro de 2019 às 12:03, por: CdB
Os blogueiros receberam dicas de otimização e sugestões de temas que renderiam mais dinheiro no AdSense, se apoiassem a ultradireita.
Por Redação - do Rio de Janeiro
Maior empresa de internet do mundo, o grupo Google ainda não respondeu às denúncias formuladas pela agência norte-americana de notícias The Intercept, há uma semana, sobre o apoio velado a blogs da extrema-direita, no Brasil, e a penalização da mídia independente, em suas plataformas de publicidade. Até agora, a empresa multinacional de propaganda não respondeu aos pedidos de entrevista formulados pela reportagem do Correio do Brasil, sobre o assunto.
Os blogueiros de extrema direita foram chamados à sede do Google, em São Paulo, para receber instruções de como faturar alto com notícias falsas e sensacionalistas
Segundo reportagem da Intercept, um grupo de seis blogueiros políticos foi chamado à sede do Google Brasil no Itaim Bibi, bairro nobre da capital paulista, em julho de 2016. “Convidados pela empresa, a maioria saiu de Minas Gerais para receber orientações sobre como aumentar seus ganhos com o AdSense, o programa do Google de ‘aluguel’ de publicidade em sites. No encontro, um funcionário da empresa teria aberto uma planilha com um case de sucesso para inspirá-los”, revela a agência. Tratava-se do site de ultradireita O Antagonista, que recebe, até hoje, milhares de dólares por dia com anúncios.
Impeachment
“Em seguida, os blogueiros receberam dicas de otimização e sugestões de temas que renderiam mais dinheiro no AdSense. Embora o Google não tenha sido explícito a esse respeito, o grupo saiu de lá certo de que uma agenda contra o PT e a presidente da República, Dilma Rousseff, era o caminho para ganhar muito dinheiro. Funcionou. Em agosto de 2016, mês seguinte ao encontro, derradeiro para o impeachment, o faturamento de um dos blogs passou de R$ 25 mil”, acrescenta a matéria.
Ainda segundo a agência, “o encontro foi narrado à Intercept por um ex-blogueiro, que fazia parte do grupo. Ele conta que tinha um blog político bastante ativo – 20 posts por dia, em média – e, em busca de cliques, pesava a mão no sensacionalismo e nas notícias falsas, especialmente se fossem contra o PT”.
“Os blogs do grupo surgiram no levante antipetista e surfaram a onda do impeachment, e depois ajudaram a engrossar o coro lavajatista e bolsonarista. Hoje, alguns não escondem seu apreço por autoritarismo e intervenção militar, tudo regado a boas doses de sensacionalismo e meias-verdades – ou a mentiras inteiras. Entre os exemplos citados pelo ex-blogueiro, estão os sites Diário do Brasil, Jornal do País, Notícias Brasil Online e Pensa Brasil, ainda no ar, e Brasil Verde Amarelo e The News Brazil, hoje desativados”.
Canais no YouTube
Enquanto jornais, revistas e sites da mídia independente sofreram um declínio acentuado em suas receitas publicitárias com o Google, nos últimos anos, o Diário do Brasil e o Jornal do País, que seguem no ar com uma agenda fortemente bolsonarista, ainda veiculam anúncios pelo AdSense. Os anúncios são exibidos ao lado de notícias como General do Exército cogita ‘intervenção cirúrgica’ no país e Uma rede de televisão não pode citar o nome do presidente em um caso de morte e não ser punida. “Informações mentirosas, de tom alarmista, conspiracionista ou, no mínimo, bastante questionáveis”, constata o Intercept.
Dos blogs identificados pela fonte da Intercept, quatro viraram canais de extrema direita no YouTube. “O Top Tube Famosos (do mesmo dono do The News Brazil) é o mais bem sucedido deles. Com 851 mil assinantes e vídeos como Moro muda tudo, tranca Lula de vez na cadeia e enlouquece Gleisi, ele acumula mais de 150 milhões de visualizações – e fatura, no mínimo, R$ 6 mil por mês com anúncios, segundo calcula o SocialBlade”, constata a agência.
“Ele está entre os canais que mais cresceram no YouTube no ranking Em Alta, que divulga o conteúdo que está bombando no momento, no período eleitoral. O algoritmo recomenda os vídeos campeões de audiência e dá a eles um lugar privilegiado no site, ajudando-os aumentar ainda mais o número de espectadores. O Google deu a ferramenta para que eles lucrassem com anúncios, depois os ajudou a aumentar a audiência. Nada mau”, conclui.