Rio de Janeiro, 17 de Junho de 2025

Gilberto Gil participa de lançamento da Conservação Internacional, com vistas à COP30

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Domingo, 01 de Junho de 2025 às 10:52, por: CdB

A campanha aposta em uma abordagem regenerativa, positiva e poética — alinhada aos novos paradigmas da comunicação climática.

 

Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro

Com um chamado à consciência ambiental e ao protagonismo do Brasil no debate climático global, Gilberto Gil e a Conservação Internacional lançam a campanha “Conservar é a nossa arte”, desenvolvida pela agência Rastro. A ação estreia com o filme-manifesto ‘Esse não é o fim’, que marca o início de uma mobilização nacional rumo à COP30, em 2025, em Belém (PA), e celebra os 35 anos da atuação da Conservação Internacional no Brasil.

Gilberto Gil participa de lançamento da Conservação Internacional, com vistas à COP30 | Cantor e compositor, Gilberto Gil iniciou a carreira na década de 1960 e é um dos nomes mais festejados da música brasileira
Cantor e compositor, Gilberto Gil iniciou a carreira na década de 1960 e é um dos nomes mais festejados da música brasileira

Narrada pelo próprio Gilberto Gil, a peça audiovisual transforma sua última grande turnê, Tempo Rei, em palco para um alerta sobre o futuro do planeta. A mensagem central é clara: conservar a natureza é um ato de criação, transformação e permanência. Em vez de reforçar uma narrativa de colapso, a campanha aposta em uma abordagem regenerativa, positiva e poética — alinhada aos novos paradigmas da comunicação climática.

Presente em mais de 30 países e seis continentes, a Conservação Internacional atua desde 1990 na proteção dos sistemas naturais essenciais à vida, como florestas, rios, oceanos e a biodiversidade. No Brasil, tem papel ativo na proteção da Amazônia, da Mata Atlântica, do Cerrado e de outros biomas, colaborando com governos, comunidades e empresas na promoção de soluções baseadas na natureza.

 

Trajetória

A campanha chega em um momento estratégico, com o país se preparando para sediar a COP30, e reforça a importância de uma visão interseccional entre cultura, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. “A arte tem um papel fundamental na construção de imaginários de futuro. Ao unir a voz de Gilberto Gil à pauta climática, criamos um convite coletivo à ação, à regeneração e ao cuidado com o tempo que ainda temos”, explica Afonso Soares, diretor de criação da Rastro.

Gil, que é conselheiro da Conservação Internacional, tem uma longa trajetória de envolvimento com pautas ambientais e culturais. Foi vereador e autor da Comissão de Meio Ambiente em Salvador nos anos 80, ministro da Cultura entre 2003 e 2008 com foco na diversidade cultural, e mantém iniciativas como o Camarote Expresso 2222 com lixo zero, além de projetos com o Instituto Terra e a FAO.

O primeiro desdobramento da campanha será apresentado durante o show de Gilberto Gil no Rio de Janeiro, em 31 de maio, na Marina da Glória. A partir daí, “Conservar é a nossa arte” se desdobrará em ativações em múltiplas plataformas até a COP30, posicionando a conservação ambiental como um valor essencial para o futuro do país e do planeta.

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