Rio de Janeiro, 23 de Julho de 2025

Furto de fios da Light no Rio chega a 87 km em seis meses

Arquivado em:
Terça, 17 de Junho de 2025 às 11:21, por: CdB

De acordo com a Light, essa extensão seria suficiente para atravessar a Ponte Rio-Niterói, de 13,2 km, mais de seis vezes.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

A concessionária Light, responsável pela distribuição de energia elétrica em 31 municípios do Estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital fluminense, divulgou um panorama alarmante sobre os impactos de crimes contra sua rede elétrica. Segundo levantamento obtido pela empresa e reportado pelo portal G1, entre janeiro e junho deste ano, foram contabilizadas 115 ocorrências de furto de cabos em sua área de concessão, o equivalente a 87,5 quilômetros de fios subtraídos.

Furto de fios da Light no Rio chega a 87 km em seis meses | Montanhas de cabos em galpão em Campo Grande
Montanhas de cabos em galpão em Campo Grande

De acordo com a Light, essa extensão seria suficiente para atravessar a Ponte Rio-Niterói, de 13,2 km, mais de seis vezes, ou ainda, para cobrir a distância de ida e volta entre o Centro do Rio e a cidade de São Gonçalo.

Entre os locais mais afetados, destacam-se bairros estratégicos da capital, como Ipanema, Copacabana, Centro e Barra da Tijuca, todos de grande circulação e importância para a infraestrutura urbana.

Continue lendo
Continue lendo
Continue lendo

Em 2024, os registros também foram expressivos: 351 ocorrências de furto, com a perda estimada de 76 mil metros de cabos, o que já havia acendido um sinal de alerta na concessionária.

Ataques a tiros e interrupções em massa

Outro tipo de vandalismo que preocupa a Light são os ataques a tiros contra equipamentos da rede elétrica. Apenas no primeiro semestre de 2025, foram registradas 68 ocorrências desse tipo. Os alvos incluíram 29 transformadores, o que ocasionou a interrupção do fornecimento para mais de 38 mil clientes.

A empresa informou, no entanto, que a redundância da rede impediu que outros 69 mil consumidores fossem atingidos pelos apagões. Ainda assim, os prejuízos operacionais e os riscos à segurança são motivo de constante alerta.

Cresce o combate ao “gato”

O furto de energia, conhecido popularmente como “gato”, continua sendo um dos principais desafios enfrentados pela concessionária. A Light estima que, a cada 100 clientes regulares, 35 estão conectados à rede de forma clandestina, um número que indica desequilíbrio no sistema de distribuição, além de representar riscos de acidentes.

Entre janeiro e maio deste ano, a empresa regularizou 1.043 ligações clandestinas e normalizou 53 mil instalações irregulares. Com essas ações, foram recuperados 52,62 GWh de energia, volume suficiente para abastecer 21,8 mil residências durante um ano.

No mesmo intervalo, foram realizadas 60 mil inspeções e emitidas 23 mil notificações a consumidores com irregularidades.

Parceria para denúncias anônimas

Como parte da estratégia de enfrentamento aos crimes que impactam a rede elétrica, a Light anunciou em maio uma parceria com o Disque-Denúncia. O canal agora permite o registro de denúncias anônimas relacionadas a furto de cabos, “gatos” e fraudes no fornecimento de energia. As ligações podem ser feitas 24 horas por dia, pelo número (21) 2253-1177.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo