Rio de Janeiro, 23 de Maio de 2025

Exposição na Itália destaca projetos inacabados de Oscar Niemeyer

Arquivado em:
Terça, 08 de Abril de 2025 às 12:22, por: CdB

A exposição destaca a relação do arquiteto Oscar Niemeyer com a Itália, que começou no final dos anos 1960 e resultou em quatro obras construídas no país.

Por Redação, com ANSA – de Milão

Um conjunto de 13 projetos, incluindo desenhos raros, do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer (1907-2012) serão exibidos, pela primeira vez, em uma exposição na Itália, entre os próximos dias 8 e 13 de abril.

Exposição na Itália destaca projetos inacabados de Oscar Niemeyer | Desenho inacabado de Oscar Niemeyer
Desenho inacabado de Oscar Niemeyer

O material, resultado de uma pesquisa iniciada há quatro anos pelo arquiteto e escritor Francesco Perrotta-Bosch, poderá ser visto na mostra Modernismo Audacioso, apresentada pela galeria Etel na Semana de Design de Milão.

A exposição destaca a relação do arquiteto Oscar Niemeyer com a Itália, que começou no final dos anos 1960 e resultou em quatro obras construídas no país.

Continue lendo
Continue lendo

Todas as imagens foram descobertas por Perrotta-Bosch durante uma temporada de estudos em Veneza. As fotos e os desenhos haviam sido guardados por colaboradores italianos do brasileiro.

Fundação Oscar Niemeyer

Após a descoberta, o arquiteto continuou sua busca nos arquivos da Fundação Oscar Niemeyer, no Rio, onde encontrou registros dos projetos e outras novidades.

Entre os projetos inacabados e considerados raros para o público estão um estádio (1986) e um centro de desenvolvimento automotivo da Idea (1991), ambos em Turim, e uma proposta para a construção do World Trade Center de Milão, detalhado em 1974 em um caderno de 30 páginas.

Além deles, há desenhos para um complexo multifuncional em Este (1988), na província de Pádua, um plano de anexo para a sede da Mondadori (1988), perto de Milão, um teatro e uma ponte coberta sobre o Grande Canal de Veneza.

Também serão exibidos o primeiro projeto da sede do grupo editorial Mondadori apresentado, com uma planta curvilínea, estilo Copan, que acabou preterido, e um anexo nunca executado, e o auditório de Ravello, na Costa Amalfitana, cuja entrega foi feita à prefeitura em 2010, e tem uma forma arredondada que pode ser associada ao “olho” do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, concluído em 2002.

A estimativa é de que Niemeyer tenha produzido cerca de 500 projetos, entre executados e não executados. Para a curadora da coleção Etel de mobiliário e fundadora da Casa Zalszupin, em São Paulo, “a ideia é mostrar essa cartografia nunca feita na Itália de forma completa e aprofundada”.

A exposição ainda contará com fotografias de obras construídas na Itália, de Luisa Porta, e móveis criados pelo arquiteto, integrante da coleção Etel.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo