Rio de Janeiro, 04 de Setembro de 2025

EUA pedem que Google se desfaça de negócios de publicidade

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Terça, 06 de Maio de 2025 às 14:03, por: CdB

As soluções propostas, incluindo as vendas, são necessárias para acabar com os monopólios da gigante de tecnologia Alphabet, dona do Google.

Por Redação, com Reuters – de Washington

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) propôs que o Google venda suas plataformas de publicidade AdX e DFP, depois que um juiz federal concluiu que a empresa domina ilegalmente dois mercados de anúncios online.

EUA pedem que Google se desfaça de negócios de publicidade | Governo dos EUA pede que Google venda plataformas de publicidade após juiz considerar monopólio ilegal
Governo dos EUA pede que Google venda plataformas de publicidade após juiz considerar monopólio ilegal

As soluções propostas, incluindo as vendas, são necessárias para acabar com os monopólios da gigante de tecnologia Alphabet, dona do Google, e restaurar a concorrência nos mercados de bolsa e de servidores de anúncios, disse o DOJ em um processo judicial na segunda-feira.

No mês passado, a juíza distrital Leonie Brinkema, de Alexandria (Virgínia), declarou o Google responsável por “adquirir e manter intencionalmente o poder de monopólio” nesses dois segmentos. A decisão foi mais um golpe para a empresa, já que um outro juiz considerou, em 2024, que o Google detinha também um monopólio ilegal na pesquisa online.

Brinkema marcou a data do julgamento para setembro, depois que o Google e o DOJ apresentaram possíveis soluções para o domínio da empresa em plataformas de publicidade.

Soluções comportamentais

O Google afirmou que apoia soluções comportamentais, como disponibilizar lances em tempo real para concorrentes, mas argumenta que os promotores não têm base legal para forçá-lo a vender partes de seu negócio.

– As propostas adicionais do DOJ para forçar a alienação de nossas ferramentas de anúncios vão muito além das conclusões da Corte, não têm respaldo legal e prejudicariam editores e anunciantes – disse Lee-Anne Mulholland, vice-presidente de Assuntos Regulatórios do Google, em um comunicado à agência inglesa de notícias Reuters.

As ações da Alphabet caíram quase 1,1% nas negociações pré-mercado nesta terça-feira.

O AdX, ou Ad Exchange, é uma plataforma em que editores podem disponibilizar espaços de anúncios para compra em tempo real pelos anunciantes. Os servidores de anúncios dos editores são plataformas usadas por sites para armazenar e gerenciar o inventário de publicidade digital.

No ano passado, o Google deu um passo importante para encerrar uma investigação antitruste da União Europeia ao oferecer a venda do AdX, mas os editores europeus rejeitaram a proposta por considerá-la insuficiente.

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