Rio de Janeiro, 23 de Julho de 2025

EUA impõem sanções ao México, em rede acusada de tráfico e roubo

Arquivado em:
Terça, 06 de Maio de 2025 às 14:14, por: CdB

Os Estados Unidos estão aplicando sanções a três cidadãos mexicanos e duas instituições sediadas no México ligados ao Cartel de Jalisco Nueva Generación (CJNG).

Por Redação, com ACS/Dep. Estado – de Washington

Os Estados Unidos estão liderando esforços globais visando impedir a fabricação e o tráfico ilícitos de fentanil, uma das principais causas de morte de pessoas de 18 a 49 anos nos Estados Unidos. Hoje, o Tesouro está mirando uma rede importante sediada no México envolvida em tráfico de fentanil, roubo de combustível e contrabando de petróleo bruto.

EUA impõem sanções ao México, em rede acusada de tráfico e roubo | Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Os Estados Unidos estão aplicando sanções a três cidadãos mexicanos e duas instituições sediadas no México ligados ao Cartel de Jalisco Nueva Generación (CJNG). Essa rede gera centenas de milhões de dólares anualmente, beneficiando o empreendimento narcoterrorista da CJNG por meio de uma série de atividades criminosas, incluindo tráfico de fentanil, roubo de combustível e contrabando de petróleo bruto a partir do México através da fronteira sudoeste dos EUA.

Operação

A ação desta terça-feira dá continuidade à nossa recente designação do CJNG como Organização Terrorista Estrangeira (FTO) e Terrorista Global Especialmente Designada (SDGT). Além disso, no âmbito do Programa de Recompensas para Narcóticos, o Departamento de Estado está oferecendo uma recompensa de até US$ 15 milhões por informações que levem à prisão e/ou condenação de Nemesio Rubén Oseguera Cervantes, também conhecido como “El Mencho”, cofundador e atual líder do CJNG.

Os Estados Unidos continuam comprometidos em proteger nossa nação e o povo norte-americano, mantendo drogas tóxicas como o fentanil fora de nossas ruas e interrompendo os fluxos de receita que beneficiam FTOs e SDGTs com sede no México, como o CJNG. A ação de hoje demonstra ainda mais o compromisso do governo Trump com a eliminação de cartéis e a proteção da segurança do povo dos EUA.

O Departamento do Tesouro dos EUA impôs sanções ao CJNG anteriormente em abril de 2015 e dezembro de 2021, e o Departamento de Estado dos EUA designou o CJNG em fevereiro de 2025. Os Estados Unidos adotaram as sanções desta terça em conformidade com os decretos do Executivo 14059 e 13224, conforme emenda.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo