Rio de Janeiro, 09 de Setembro de 2025

EUA ameaçam impor sanções à Turquia caso Ancara compre novas armas da Rússia

Arquivado em:
Quinta, 22 de Julho de 2021 às 07:11, por: CdB

A declaração se refere à Lei de Contenção de Adversários da América Através de Sanções, lei norte-americana que visa governos ou entidades privadas que se associem em acordos de defesa com a Rússia, Irã e Coreia do Norte.

Por Redação, com Sputnik - de Washington

Os EUA adotarão mais sanções contra a Turquia caso Ancara compre novas armas russas, anunciou a subsecretária de Estado dos EUA, Victoria Nuland.
sancoes.jpg
Os EUA adotarão mais sanções contra a Turquia
– Continuamos nos opondo à compra e implantação por parte da Turquia do sistema de defesa aérea russo S-400, e deixamos claro que qualquer nova compra importante de armas da Rússia provocará sanções adicionais no quadro da CAATSA – declarou Nuland. A declaração se refere à Lei de Contenção de Adversários da América Através de Sanções, lei norte-americana que visa governos ou entidades privadas que se associem em acordos de defesa com a Rússia, Irã e Coreia do Norte. A subsecretária também observou que "a venda e a coprodução do F-35 permanecerão suspensas". Em 2017, a Rússia e a Turquia firmaram um contrato para o fornecimento dos sistemas russos S-400 a Ancara.

Sistemas russos de defesa aérea

Desde então, Washington segue tentando fazer com que Ancara abandone os sistemas russos de defesa aérea, através de sanções e da expulsão da Turquia de seu programa de armamento com caças de quinta geração F-35, cancelando os fornecimentos à Turquia. Em junho, após a primeira reunião com seu homólogo norte-americano, Joe Biden, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que a posição de Ancara em relação aos S-400 não havia mudado.
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo