Guerra de traficantes assustou moradores na madrugada desta sexta; polícia apura se corpo é da traficante Diaba Loira.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Um intenso tiroteio entre bandidos do Terceiro Comando Puro (TCP) e Comando Vermelho (CV) no Morro do Fubá, na madrugada desta sexta-feira , Zona Norte do Rio, assustou moradores da região e terminou com a morte de uma mulher. Segundo apurações iniciais, o corpo seria de Eweline Passos Rodrigues, 28 anos, conhecida como Diaba Loira, mas a Polícia Civil ainda não confirmou oficialmente a informação.

A vítima foi encontrada na Rua Cametá com marcas de tiros na cabeça e barriga. De acordo com policiais do 9º BPM (Rocha Miranda), a mulher vestia top e calça legging pretos e o corpo estava enrolado em um lençol. Ela tinha tatuagens no braço esquerdo, pescoço e tórax.
Agentes da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) fizeram uma perícia na região e encaminharam o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) do Centro, para identificação.
Guerra de facções
A guerra entre as maiores facções criminosas do Rio pelo controle do Fubá e também do Campinho se acirrou no começo deste ano. Em fevereiro, vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram intensos tiroteios decorrentes de uma tentativa de invasão do CV à área dominada pelo TCP. Segundo relatos, os traficantes entraram por uma região de mata próximo à Pedra Rachada — ponto estratégico que oferece visão das duas comunidades.
Em maio, nova escalada: um confronto deixou duas pessoas feridas, resultando em ação emergencial da Polícia Militar no local.
Em 8 de junho, mais um episódio de pânico: vídeos mostraram traficantes do CV se exibindo após tomada parcial do Fubá e invadindo novamente áreas controladas pelo TCP, com trocas de tiros registradas pela plataforma Onde Tem Tiroteio.
Em julho, os confrontos voltaram à tarde e assustaram moradores, que se abrigaram em casas e comércios.
A morte de Kaio da Silva Honorato, o Kaioba, também acirrou a disputa entre as facções.
Tiroteio durante a madrugada assusta moradores da Tijuca e Andaraí
Um tiroteio nas primeiras horas desta sexta-feira assustou moradores da Chácara do Céu, comunidade próxima aos bairros da Tijuca e Andaraí, Zona Norte do Rio. De acordo com a Polícia Militar, equipes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Borel foram acionados para o local, mas o comando da unidade informou que os agentes não encontraram suspeitos.
O policiamento foi reforçado para prevenir novas ocorrências. Segundo dados do Instituto Fogo Cruzado, os tiros foram registrados por volta das 6h30 nas imediações do Morro do Andaraí.
Moradores relatam que os disparos ocorreram no horário em que muitas crianças se dirigiam para a escola: “Os tiros sempre são perto ou na hora das crianças irem para escola”, contou uma moradora, que preferiu não se identificar.
A PM não confirmou a origem dos disparos, mas segue monitorando a área.