Projeto de autoria do vereador Carlo Caiado (PSD) foi aprovado em definitivo. Medida reconhece importância da corrida de rua para a prática esportiva e para a consolidação do Centro histórico.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
O Circuito Rio Antigo de corridas de rua agora integra oficialmente o calendário da capital carioca. A Câmara dos Vereadores aprovou em definitivo, na quarta-feira, o Projeto de Lei 103-A/2013, que reconhece o evento na agenda oficial. O texto segue agora para sanção do prefeito.

Para o autor do projeto e presidente da Casa, Carlo Caiado (PSD), o reconhecimento do circuito valoriza não somente a prática esportiva, mas a consolidação do Centro histórico e a movimentação da economia local. Segundo o parlamentar, independentemente da distância das provas, o importante é incentivar a saúde e proporcionar um percurso que remonte o aspecto histórico e cultural da região.
– O Circuito Rio Antigo é muito mais do que uma prova de corrida, é um convite para que cariocas e turistas celebrem a história e a beleza do nosso Centro. Ao incluir o evento no calendário oficial da cidade, reconhecemos seu papel nesse processo de revitalização e valorização dessa região tão importante para o Rio, unindo esporte, cultura e economia local – afirmou Caiado.
Debutante
Com cerca de 15 anos de existência, o circuito surgiu para resgatar a essência das corridas de rua, ocupando ruas e praças do Centro e fugindo do percurso tradicional do Parque do Flamengo, comum nas competições. A prova foi idealizada pelo ex-triatleta Virgilio de Castilho, em parceria com o ex-subprefeito Thiago Barcellos.
Neste ano, o circuito já passou pelo Largo da Carioca e pelos Arcos da Lapa, com próximas etapas previstas para Cinelândia e Porto Maravilha. O sucesso do evento também levou à expansão para outros municípios, incluindo Nova Iguaçu, Volta Redonda, Barra do Piraí e Rio das Flores.