Rio de Janeiro, 30 de Agosto de 2025

Cidades históricas de Minas têm fluxo revigorado de turistas

Arquivado em:
Quinta, 21 de Abril de 2022 às 18:36, por: CdB

O volume representa 182% de crescimento na quantidade de passageiros verificada no mesmo feriado em 2021 (cerca de 45 mil pessoas), período em que as medidas de proteção à pandemia limitavam as viagens e deslocamentos.

Por Redação, com ACSs - de Belo Horizonte
A expectativa de movimentação neste período do feriado de Tiradentes reúne números positivos para os hotéis e pousadas mineiras. De acordo com levantamento realizado pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG), mais de 127 mil pessoas devem passar pela rodoviária de Belo Horizonte até a próximo segunda-feira.
tiradentes.jpg
Tiradentes é um dos destinos mais sofisticados dentre as cidades históricas de Minas Gerais
O volume representa 182% de crescimento na quantidade de passageiros verificada no mesmo feriado em 2021 (cerca de 45 mil pessoas), período em que as medidas de proteção à pandemia limitavam as viagens e deslocamentos. Para 2022, devem ser contabilizadas 2.538 partidas (cerca de 62% a mais que em 2021) e 2.590 chegadas de ônibus (em torno de 64% a mais que em 2021). No Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, a projeção está próxima de 151 mil pessoas de passagem pelo terminal, em um total de 1.261, entre embarques e desembarques, também entre 20 e 25/4. O número é superior ao feriado da Semana Santa (14 a 18/4), período em que foram estimados 130 mil passageiros e 1.095 voos.

Recuperação

De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, a expectativa para o feriado de Tiradentes é um indício de que Minas Gerais tem se tornado uma tendência no turismo nacional. Para o titular da pasta, as diversas ações que vêm sendo realizadas no âmbito da recuperação turística asseguram ao estado uma posição de destaque entre os destinos brasileiros. — Minas tem sido buscada por diversos turistas no país inteiro, justamente por essa transversalidade entre cultura e turismo. As atrações culturais e as opções turísticas por aqui fazem de nosso estado um lugar de interesse e descobertas. Os números positivos indicados para o feriado de Tiradentes refletem muito isso, que tem a ver com uma busca pela tradição, pela hospitalidade, e claro, toda a mineiridade que tem nos definido — afirmou. Durante o feriado da Semana Santa, os números já consolidados pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG) também indicaram uma recuperação plena do setor. Na capital, por exemplo, a taxa de ocupação hoteleira foi de 47,61%, entre os dias 10 e 16/4. Nesse período, o segmento registrou faturamento total de R$ 5,5 milhões.
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo