Rio de Janeiro, 30 de Agosto de 2025

China cria ‘nave-mãe’ capaz de lançar centenas de drones

Arquivado em:
Quarta, 21 de Maio de 2025 às 14:40, por: CdB

Segundo informações da mídia estatal chinesa, a “nave-mãe” Jiutian SS-UAV de elevada altitude deve realizar o seu voo de teste inaugural em junho deste ano.

Por Redação, com Sputnik – de Pequim

A China está se preparando para implantar seu primeiro porta-drones aéreo inovador, capaz de lançar enxames de veículos não tripulados menores.

China cria ‘nave-mãe’ capaz de lançar centenas de drones | China desenvolve ‘nave-mãe’ de elevada altitude capaz de lançar centenas de drones
China desenvolve ‘nave-mãe’ de elevada altitude capaz de lançar centenas de drones

Segundo informações da mídia estatal chinesa, a “nave-mãe” Jiutian SS-UAV de elevada altitude deve realizar o seu voo de teste inaugural em junho deste ano. O porta-drones foi revelado pela primeira vez no 15º Airshow em Zhuhai e, segundo a mídia, representa um salto significativo na tecnologia aérea não tripulada.

Drones da China

Desenvolvido pela AVIC em parceria com a Shaanxi Unmanned Equipment Technology e a Haige Communications, este porta-drones de elevada altitude é projetado como um multiplicador de força para as capacidades de guerra de drones da China, escreve South China Morning Post.

O Jiutian SS-UAV possui impressionantes especificações técnicas, com um peso máximo de decolagem de 16 toneladas e envergadura de 25 metros. Ele é capaz de voar a altitudes de 15 km, o que, segundo alguns especialistas, está além do alcance de muitos sistemas tradicionais de defesa aérea. Destaca-se ainda que o porta-drones pode permanecer no ar por até 36 horas em missões prolongadas.

O quarto protótipo de Jiutian S-UAV foi concluído em abril de 2025, apenas 18 meses após o lançamento do projeto, sinalizando ciclos acelerados de desenvolvimento e teste.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo