Cole Palmer, duas vezes, e brasileiro João Pedro marcaram os gols dos campeões azuis. O resultado, para o Chelsea, encerra a temporada com dois títulos para o técnico Enzo Maresca, que conquistou também a Liga Conferência da Uefa.
Por Redação, com Reuters – de Nova Jersey (NJ-EUA)
A torcida inglesa do Chelsea comemorou, no início da noite deste domingo, a conquista da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Os ‘azuis de Londres’ são o primeiro campeão da taça ao atropelar o Paris Saint-Germain por 3 a 0, no MetLife Stadium, em Nova Jérsei (EUA).

Cole Palmer, duas vezes, e brasileiro João Pedro marcaram os gols dos campeões azuis. O resultado, para o Chelsea, encerra a temporada com dois títulos para o técnico Enzo Maresca, que conquistou também a Liga Conferência da Uefa. O PSG, por sua vez, sonhava despedir-se com quatro títulos, mas ficou mesmo com Campeonato Francês, a Copa da França e a Liga dos Campeões, o que também não é nada mau.
Na primeira edição da Copa do Mundo de Clubes, o Chelsea disputou sete partidas, com seis vitórias e uma derrota. O único revés foi para o Flamengo, ainda na fase de grupos. Os cariocas aplicaram 3 a 1. No mata-mata, os ingleses eliminaram o Palmeiras nas quartas de final (2 a 1) e o Fluminense na semifinal (2 a 0).
Já o Paris Saint-Germain havia perdido apenas para o Botafogo até então. Os alvinegros superaram os franceses por 1 a 0 na fase de grupos. Ao todo, o PSG somou cinco triunfos e dois reveses no torneio.
Palmer
O Chelsea impôs, logo no início da partida, o seu ritmo de jogo sobre os franceses. Aos sete minutos de jogo, João Pedro achou o companheiro Palmer sozinho após boa troca de passes, que bateu colocado raspando a trave.
Apesar do erro inicial, a tarde era mesmo de Cole Palmer. Aos 20, Nuno Mendes perdeu para Gusto, que invadiu a área e foi travado por Beraldo. No rebote, Palmer dominou, ajeitou para a canhota e finalizou no cantinho, sem chances para Donnarumma.
Os 16 do primeiro tempo, o Chelsea ampliou praticamente da mesma forma. O meia inglês foi acionado em velocidade, puxou para o meio e, com frieza, arrematou no mesmo canto.
E aos 42 minutos, foi a vez de Palmer servir o passe açucarado para João Pedro, que saiu cara a cara com Donnarumma. O atacante brasileiro, então, tocou de cavadinha para anotar o terceiro dos ‘Blues’.
Confusão
Já no segundo tempo, o PSG tentou diminuir o placar. Aos dois minutos, Kvaratskhelia driblou Gusto e chutou para a defesa de Sánchez. O goleiro voltou a trabalhar instantes depois, desta vez em arremate à queima roupa de Dembélé.
Sánchez fez mais uma grande intervenção aos 13. Vitinha arriscou de muito longe e viu o rival desviar a bola com a ponta dos dedos.
O Chelsea acordou aos 22 do segundo tempo. Delap, que havia acabado de entrar, disparou pelo meio e buscou o ângulo. Donnarumma se esticou e fez linda defesa.
A partir de então, a partida esfriou em Nova Jersey. Com a mão na taça, os ingleses passaram a administrar o resultado, ao som de ‘Olé!’ da torcida. A vida dos franceses, aliás, ficou ainda mais difícil quando João Neves foi expulso depois de puxar o cabelo de Cucurella, aos 40.
Terminada a partida, os franceses perderam a linha com os adversários e um início de confusão tomou conta do campo, rapidamente encerrada pelos dois técnicos.