Rio de Janeiro, 24 de Julho de 2025

Campeonato ilegal com animais silvestres termina com 20 presos

Arquivado em:
Sexta, 18 de Julho de 2025 às 11:25, por: CdB

O evento ocorria em um imóvel no bairro Cabuçu, e foi interrompido por agentes da especializada, que monitoravam a quadrilha.

Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro

Policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) prenderam 20 pessoas em flagrante durante um campeonato de canto de pássaros, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Campeonato ilegal com animais silvestres termina com 20 presos | https://correiodobrasil.com.br/a/pf-deflagra-operacao-combate-trafico-animais-rio
https://correiodobrasil.com.br/a/pf-deflagra-operacao-combate-trafico-animais-rio

O evento ocorria na quinta-feira, em um imóvel no bairro Cabuçu, e foi interrompido por agentes da especializada, que monitoravam a quadrilha.

Durante a ação, foram resgatas aves de diversas espécies, nativas da fauna brasileira, como trinca- ferros, tizius e coleiros. Os pássaros estavam sem anilhas ou com indícios de adulteração, evidenciando que foram caçados em florestas nativas para comercialização.

Ainda segundo os agentes, muitas das aves estavam em gaiolas de pequenas dimensões, caracterizando maus-tratos. Os animais foram apreendidos e encaminhados aos cuidados veterinários. Uma perícia vai apurar a adulteração das anilhas. As aves serão reintegradas a natureza.

Também foram apreendidos troféus e medalhas usados para premiar os pássaros que mais cantavam no torneio ilegal. Os 20 criminosos que estavam no campeonato foram presos em flagrante por recepção de animais silvestres.

Furtos de veículos de alto padrão

Policiais civis da 134ª DP (Campos dos Goytacazes) prenderam, na quinta-feira, pai e filho, de 53 e 21 anos, acusados de integrar uma quadrilha envolvida em furtos de veículos de alto padrão. Eles foram capturados em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, após trabalho de inteligência.

A ação teve como objetivo cumprir mandado de busca e apreensão. As investigações demonstraram que um dos acusados ganhava confiança das vítimas, aproveitando-se da rotina e dos hábitos, conseguia copiar a chave codificada do veículo.

Em seguida, ele entregava ao seu filho para, assim, junto com outros comparsas, subtraírem o veículo da vítima sem levantar suspeita. Durante as diligências desta quinta, foram encontradas quatro chaves de vítimas.

Os agentes conseguiram monitorar toda a ação criminosa por meio de câmeras de monitoramento do município. Os policiais chegaram à identificação dos presos por um furto do veículo ocorrido no dia final de maio, em uma avenida de grande circulação da cidade.

As investigações prosseguem para prender os demais envolvidos nos crimes.

A ação faz parte da segunda fase da Operação Torniquete, que tem como objetivo reprimir roubo, furto e receptação de cargas e de veículos, delitos que financiam as atividades das facções criminosas, suas disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade. Desde setembro de 2024, já são mais de 550 presos, além de cargas e veículos recuperados, avaliados em cerca de R$ 38 milhões. As ações incluem ainda o bloqueio de mais de R$ 70 milhões em bens e valores.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo