Rio de Janeiro, 25 de Julho de 2025

Na campanha à reeleição, Lula diz que quer manter Alckmin de vice

Arquivado em:
Quinta, 24 de Julho de 2025 às 20:33, por: CdB

As discussões sobre o novo projeto de reeleição foram aprofundadas durante um almoço no Palácio da Alvorada, com a presença de Alckmin, do prefeito do Recife e presidente do PSB, João Campos, e dos ministros Márcio França (Empreendedorismo) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais).

Por Redação – de Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira, a interlocutores, que gostaria de confirmar o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) como seu companheiro de chapa na eleição de 2026 e já admite que não contará com apoio do chamado ‘Centrão’ na aliança nacional. A informação foi apurada pela colunista Vera Rosa, do diário conservador paulistano O Estado de S. Paulo. Embora avalie atrair setores isolados de alguns partidos, Lula não trabalha com a hipótese de uma coalizão formal com os blocos liderados por partidos como PP, Republicanos e PSD.

Na campanha à reeleição, Lula diz que quer manter Alckmin de vice | Alckmin e Lula formam uma dupla que tem dado certo até agora
Alckmin e Lula formam uma dupla que tem dado certo até agora

As discussões sobre o novo projeto de reeleição foram aprofundadas durante um almoço no Palácio da Alvorada, com a presença de Alckmin, do prefeito do Recife e presidente do PSB, João Campos, e dos ministros Márcio França (Empreendedorismo) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais). O encontro, na véspera, serviu para alinhar estratégias nacionais e estaduais prioritárias.

 

Tática

Ao longo dos últimos meses, Alckmin ganhou protagonismo dentro do governo, especialmente ao assumir a coordenação do comitê interministerial que tenta minimizar os impactos do tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros, anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A sobretaxa, que deve entrar em vigor em 1º de agosto, ainda não foi revista pela Casa Branca, apesar das tentativas diplomáticas. O governo prepara um plano de contingência com concessão de crédito a setores afetados pela medida.

Lula considera o ex-governador de São Paulo como “o vice ideal” e só cogita mudar a composição da chapa em caso de necessidade tática a ser adotada no último minuto.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo