Rio de Janeiro, 30 de Agosto de 2025

Com cacife reforçado por pesquisas, Lula reafirma candidatura

Arquivado em:
Quinta, 21 de Agosto de 2025 às 19:10, por: CdB

O presidente, que completa 80 anos em 27 de outubro, disse sentir-se em plena forma física.

Por Redação – de Brasília, São Paulo e Sorocaba (SP)

Em solenidade do governo nesta quinta-feira, no interior paulista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a sinalizar para uma possível candidatura a um quarto mandato.  Lula ironizou a “fábrica de mentiras” que circula nas redes e usou o tema para sinalizar para uma candidatura à reeleição.

Com cacife reforçado por pesquisas, Lula reafirma candidatura | O prestígio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está de volta
O prestígio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está de volta

— Nesse país têm uma fábrica de mentira. Todo dia vocês veem a quantidade de mentira. Por exemplo, tem uma mentira que diz que eu já morri. Que eu sou um clone. Esses dias subi uma rampa correndo e aí (disseram): ‘esse não é o Lula; é um clone. O Lula já foi’. Eu já sou o quinto Lula. Deus queira que eu seja o sétimo, oitavo, décimo. Eu quero viver até 120 anos — desejou.

 

Mandatos

O presidente, que completa 80 anos em 27 de outubro, disse sentir-se em plena forma física.

— Eu hoje tenho mais resistência física do que quando tinha 60 anos — garantiu, ao sustentar que pretende “viver aqui na terra mais um pouco”.

O presidente também mirou o debate eleitoral com um recado direto aos opositores.

— Se preparem para a seguinte questão: um mandato do Lula incomodou muita gente. Dois mandatos incomodaram muito mais. Três mandatos muito muito mais. Imagina se tiver o quarto mandato como eles vão ficar incomodados. Então se preparem, se preparem porque tem coisa aí para frente — afirmou.

 

Liderança

Lula lidera a disputa eleitoral do primeiro turno pela Presidência da República e abriu vantagem sobre os demais adversários em todos os cenários de segundo turno, apontou pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira. A sondagem aponta ainda que quase 50% dos entrevistados têm mais medo do retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao poder do que da reeleição de Lula.

No levantamento das intenções de voto para o primeiro turno, Lula lidera com percentuais que variam entre 34% e 35% a depender do adversário. Jair Bolsonaro alcança 28%; Michelle Bolsonaro conquista 21% e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) chega aos 17%, enquanto os filhos de Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), registram 15% e 14%, respectivamente.

Na pergunta espontânea, em que não são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados, Lula lidera as intenções de voto com 16% nesta rodada de agosto, uma variação dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, já que em julho essa parcela era de 15%. Em maio, foram registrados 11%. Bolsonaro vem em segundo lugar com 9%. Em julho, o ex-presidente tinha 11%, e em maio, 9%.

 

Cenário

Quando são simulados cenários de 2º turno, Lula conseguiu se distanciar dos demais. Dentre os possíveis adversários do atual presidente, Tarcísio de Freitas é o que mais se aproxima. Lula tem 43%, enquanto Tarcísio registra 35%. Em julho, Lula estava empatado com o governador de São Paulo no limite da margem de erro em um eventual 2º turno.

Jair Bolsonaro, que está inelegível, alcançaria 35% em um 2º turno contra Lula, que venceria com 47%. O atual presidente também conta com 47% no cenário contra Michelle Bolsonaro, que teria 34%.

É Michelle, aliás, quem deveria ser apoiada por Bolsonaro para 16% dos entrevistados — em julho, essa parcela correspondia a 13%. Outros 14% acreditam que o candidato deveria ser Tarcísio, ante 15% em julho, enquanto 10% avaliam que o nome escolhido deveria ser o do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), que contava com 9% em julho.

Para 65%, Bolsonaro deveria “abrir mão (da candidatura) e apoiar outro candidato”.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo