Rio de Janeiro, 05 de Setembro de 2025

Bruxelas aplica multa bilionária ao Google por abuso no setor de anúncios

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Sexta, 05 de Setembro de 2025 às 13:34, por: CdB

Após o anúncio da penalidade, o Google tem agora 60 dias para informar o executivo da UE sobre como pretende proceder.

Por Redação, com Europa Press – de Bruxelas

A Comissão Europeia anunciou nesta sexta-feira uma multa de 2,95 bilhões de euros para o gigante tecnológico norte-americano Google por práticas abusivas no setor de adtech, por exemplo, favorecendo seus próprios serviços em detrimento de outros provedores concorrentes que também atendem anunciantes e editores online.

Bruxelas aplica multa bilionária ao Google por abuso no setor de anúncios | UE multa Google em 2,95 bilhões de euros por práticas em publicidade online
UE multa Google em 2,95 bilhões de euros por práticas em publicidade online

A decisão, que era esperada há dias, mas que se especulou ter sido adiada devido às tensões comerciais entre Bruxelas e Washington, significa que o Google deve pôr fim imediatamente a essas práticas anticompetitivas e, ao mesmo tempo, tomar medidas para evitar conflitos de interesse inerentes ao longo da cadeia de suprimentos.

Após o anúncio da penalidade, o Google tem agora 60 dias para informar o executivo da UE sobre como pretende proceder. O caso remonta a quatro anos, quando a Comissão Europeia anunciou o lançamento de uma investigação aprofundada sobre supostas práticas ilegais da empresa de tecnologia.

– A decisão de sexta-feira mostra que o Google abusou de sua posição dominante na publicidade digital, prejudicando editores, anunciantes e consumidores. Esse é um comportamento ilegal de acordo com as regras antitruste da UE – disse a vice-presidente da Comissão Europeia responsável pela concorrência, Teresa Ribera, em um comunicado emitido após o anúncio da multa.

Google

Ribera também alertou que “o Google deve agora apresentar uma solução séria para resolver seus conflitos de interesse” e que, se não o fizer, a Comissão “não hesitará em impor medidas severas”.

– Os mercados digitais existem para servir às pessoas e devem se basear na confiança e na justiça. E quando os mercados falham, as instituições públicas devem agir para impedir que os participantes dominantes abusem de seu poder – acrescentou.

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