O Brasil encerra sua participação na fase preliminar da VNL no próximo domingo, quando enfrentará o Japão, às 6h45 (horário de Brasília).
Por Redação, com ANSA – de Tóquio
Na briga pelo topo da tabela, o Brasil venceu a Polônia, por 3 sets a 1, nesta sexta-feira, em Chiba, no Japão, em partida válida pela terceira semana da Liga das Nações de Vôlei Feminino (VNL).

Sem a ponteira Ana Cristina, uma das principais estrelas da equipe e que sofreu uma lesão no menisco medial, a seleção brasileira fechou o jogo com parciais 25/22, 25/21, 21/25 e 25/22.
O primeiro set ficou marcado pelo equilíbrio entre os times, que se revezaram na liderança do placar por diversas vezes. O Brasil só conseguiu abrir vantagem na reta final da parcial, graças ao bloqueio, comandado por Julia Kudiess, e fechou a conta em 25 a 22.
Já na segunda etapa, a equipe liderada pelo técnico José Roberto Guimarães cometeu muitos erros de recepção e viu as polonesas abrirem 7 a 1. Após parada técnica, Julia Bergmann orquestrou a reação com saques fortes e viradas de bola no ataque. Na sequência, Gabi e Tainara também se destacaram para fechar em 25 a 21.
No terceiro set, a Polônia começou melhor e abriu 10 a 5. Apesar de as brasileiras buscarem o empate em 11 a 11, as adversárias capricharam no ataque e uma sequência de viradas de bola de Lukasik e boa atuação de Stysiak fizeram a Polônia vencer sua primeira etapa, em 25 a 21.
Por fim, o Brasil dominou o quarto set, com boas atuações de Bergmann no ataque, e Gabi e Diana no bloqueio para confirmar a vitória por 3 sets a 1, com a última parcial em 25 a 22.
Com o resultado, a equipe de Zé Roberto chega a sua 10ª vitória, a sétima consecutiva, e soma 28 pontos na classificação geral, atrás da líder Itália, que tem a mesma pontuação, mas um jogo a menos.
Agora, o Brasil encerra sua participação na fase preliminar da VNL no próximo domingo, quando enfrentará o Japão, às 6h45 (horário de Brasília).
Seleção italiana bate Sérvia e mantém invencibilidade
A seleção italiana venceu a Sérvia na quinta-feira, em partida válida pela terceira semana da Liga das Nações de Vôlei Feminino (VNL), e se manteve na liderança da classificação geral da competição, sem nenhuma derrota.
Invicta no torneio, a equipe comandada por Julio Velasco fechou a partida em Apeldoom, na Holanda, por 3 sets a 0, com parciais 25/17, 26/24 e 25/20.
O time italiano venceu o primeiro set sem dificuldades, em 25 a 17, mas sofreu um pouco no segundo, até conseguir uma virada surpreendente e chegar a 26 a 24. Já na terceira parcial, apesar de as sérvias demonstrarem uma reação, a Azzurra se deu melhor e fechou a partida em 25 a 20.
Com o resultado, as italianas chegam a 10 vitórias em 10 jogos e somam 28 pontos na tabela geral, à frente de Brasil (25), do Japão (24), Polônia (24), Turquia (22) e China (17).
Agora, a Itália volta às quadras neste sábado, contra a Turquia, e enfrentará a Holanda no domingo para encerrar sua participação na primeira fase da competição.
As atuais campeãs olímpicas já estão classificadas para a etapa decisiva, que será disputada na Polônia, de 23 a 27 de julho, entre a seleção anfitriã e as sete mais bem colocadas na classificação.