Rio de Janeiro, 29 de Agosto de 2025

Brasil ultrapassa 213 milhões de habitantes, aponta IBGE

Arquivado em:
Quinta, 28 de Agosto de 2025 às 14:27, por: CdB

O levantamento traz, pela primeira vez, os dados oficiais de Boa Esperança do Norte, o município mais novo do Brasil.

Por Redação, com CartaCapital – de Brasília

A população brasileira chegou a 213.421.037 pessoas no último dia 1º de julho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números foram divulgados nesta quinta-feira, e indicam um aumento de 0,4% na comparação com os números do ano passado, quando o IBGE estimava que o País tinha 212.583.750 habitantes.

Brasil ultrapassa 213 milhões de habitantes, aponta IBGE | Maior cidade do país, São Paulo tem população estimada de 11,9 milhões de pessoas, segundo o IBGE
Maior cidade do país, São Paulo tem população estimada de 11,9 milhões de pessoas, segundo o IBGE

Ao divulgar o levantamento, o IBGE apontou que há uma desaceleração no crescimento populacional, algo que já era indicado pelo Censo de 2022 e por outras projeções feitas pelo Instituto.

Os dados, divulgados no Diário Oficial da União, trazem ainda a população estimada de cada estado e de cada município. O Estado de São Paulo, mais populoso do país, tem 46.081.801 habitantes. Por outro lado, o Estado com menos habitantes é Roraima, com 738.772 pessoas.

Entre as cidades, a capital paulista, maior do país, chegou a 11.904.961 habitantes, segundo a estimativa do IBGE. O menor município do país é Serra da Saudade, no interior de Minas Gerais, com apenas 856 pessoas.

Quase um quarto (23,1%) dos habitantes vive nas 27 capitais (incluindo o Distrito Federal). Boa Vista (RR) teve a maior alta entre as capitais, com ganho populacional de 3,26%, principalmente pela chegada de imigrantes venezuelanos.

Cinco capitais tiveram pequenas perdas populacionais: Salvador (-0,18%), Belo Horizonte (-0,02%), Belém (-0,09%), Porto Alegre (-0,04%) e Natal (-0,14%). Segundo o IBGE, isso se deve à migração de pessoas para regiões periféricas, que muitas vezes estão formalmente em outros municípios das respectivas regiões metropolitanas.

O levantamento traz, pela primeira vez, os dados oficiais de Boa Esperança do Norte, o município mais novo do Brasil, que foi fundado oficialmente em janeiro deste ano: a cidade tem 5.877 habitantes.

Dados do IBGE

Os dados do IBGE são usados como base para distribuição de verba do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), dinheiro público enviado pela União às prefeituras. Por conta disso, em muitos casos há contestações e disputas judiciais – na prática, algumas cidades alegam ter número maior de habitantes.

A publicação do IBGE no Diário Oficial cita essas contendas e informa às cidades listadas que os resultados devem ser encaminhados ao Instituto.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo