Rio de Janeiro, 30 de Agosto de 2025

Bolsonaro tem prisão domiciliar prorrogada e aumento na segurança

Arquivado em:
Terça, 26 de Agosto de 2025 às 20:15, por: CdB

A recomendação é de que a presença dos agentes diante do Condomínio Solar de Brasília, no bairro Jardim Botânico, tenha o “cuidado de que não seja intrusiva da esfera domiciliar do réu” e não perturbe “suas relações de vizinhança”.

Por Redação – de Brasília

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, nesta terça-feira, que o monitoramento ao ex-mandatário neofascista Jair Bolsonaro (PL) seja ampliado, após a Procuradoria-Geral da República (PGR) advertir para o risco de fuga do réu, que cumpre prisão domiciliar em Brasília, prorrogada até o julgamento na semana que vem.

Bolsonaro tem prisão domiciliar prorrogada e aumento na segurança | Imagem de Bolsonaro na embaixada da Hungria
Imagem de Bolsonaro na embaixada da Hungria

“Parece ao Ministério Público Federal de bom alvitre que se recomende à Polícia que destaque equipes de prontidão em tempo integral para que se efetue o monitoramento em tempo real”, diz o pedido da PGR aceito pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

A recomendação é de que a presença dos agentes diante do Condomínio Solar de Brasília, no bairro Jardim Botânico, tenha o “cuidado de que não seja intrusiva da esfera domiciliar do réu” e não perturbe “suas relações de vizinhança”.

 

Reforço

A medida da PGR foi apresentada após pedido formal do deputado Lindbergh Farias, líder da bancada do PT na Câmara e que aponta “risco concreto de fuga” de Bolsonaro, citando a proximidade da residência do ex-presidente à Embaixada dos Estados Unidos, localizada a apenas 10 minutos do condomínio.

O pedido de reforço nos controles policiais ocorre às vésperas do início do julgamento do chamado “núcleo crucial” da trama golpista, marcado para 2 de setembro, na Primeira Turma do STF. O ex-mandatário cumpre prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica desde 4 de agosto, por determinação de Moraes.

O esquema de segurança do STF para o julgamento de Bolsonaro prevê, ainda, a realização de varreduras nas casas dos ministros, a restrição do acesso à praça dos Três Poderes e o reforço do policiamento no tribunal, com agentes dormindo na sede da corte.

 

Segurança

A Corte requisitou também cerca de 30 policiais de tribunais espalhados pelo país e prevê utilizar todo o seu efetivo da Polícia Judicial no esquema especial de segurança para o julgamento do ex-presidente e de outros sete réus no processo da trama golpista.

Os detalhes permanecem fechados em um plano de segurança em discussão entre o STF e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. O julgamento de Bolsonaro está previsto para começar no dia 2 de setembro, e o resultado deve ser conhecido até 10 dias depois.

Os policiais requisitados dos outros tribunais já estão na sede do tribunal, em Brasília, onde foi improvisado um dormitório para que eles permaneçam no local 24 horas por dia. Eles dormem em beliches e ficam à disposição para quando houver necessidade.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo