Joan Laporta: “Tudo está bem adiantado para fechar as operações que nos dariam a margem necessária”.
Por Redação, com Europa Press – Barcelona
O presidente do FC Barcelona, Joan Laporta, disse na segunda-feira que o clube blaugrana viverá uma “semana intensa”, na qual espera fechar várias operações importantes que permitirão registrar jogadores que ainda não foram registrados, dentro da estrutura do fair play financeiro da LaLiga, além de comemorar o fato de que o goleiro e capitão Marc-André ter Stegen finalmente assinou o relatório médico que ajudará no registro de Joan Garcia.

– Esta semana será intensa, porque tudo está bastante avançado para fechar certas operações que nos dariam a margem necessária para registrar (Marcus) Rashford, Gerard Martin, Roony (Bardghji) e ‘Teck’ (Wojciech Szczesny) – disse Laporta à mídia oficial do clube nesta segunda-feira.
Os diretores esportivos estão trabalhando para contratar o goleiro Joan Garcia, uma possibilidade que depende do progresso médico de Marc-André ter Stegen, que atualmente está lesionado após uma cirurgia nas costas e aguarda um relatório médico da comissão médica da LaLiga. “Vamos ver o que a comissão médica diz sobre a duração da lesão dele, mas talvez possamos usar parte do salário dele para contratar Joan Garcia”, explicou o dirigente do Barça.
O presidente acrescentou que a inscrição do canterano Gerard Martín, que renovou seu contrato e que, por ter mais de 23 anos, não pode mais jogar no time reserva, também está em andamento como parte de uma estratégia econômica para ajustar os salários e liberar espaço dentro dos limites impostos pela LaLiga.
Laporta lembrou que esse tipo de situação é comum no clube e deu exemplos históricos: “Isso sempre aconteceu. Hoje eu estava pensando nos tempos de Heredia, de Sotil, mesmo quando Johan Cruyff chegou, e a temporada já havia começado. Sempre há casos como esse”.
Sobre o controle financeiro, o presidente destacou que o clube está agindo dentro da legalidade. “Com o fair play e os limites salariais, há uma série de regras que interpretamos como acreditamos que devem ser interpretadas, sempre de acordo com a LaLiga”, disse ele.
Em outra nota, ele fez uma avaliação positiva do papel de Marc-André ter Stegen como capitão após suas palavras aos torcedores na apresentação da equipe no Trofeu Joan Gamper. “As pessoas gostaram disso. Os torcedores do Barcelona precisavam ouvir seu capitão e resolver o conflito que, devido a várias circunstâncias, havia surgido. Marc-André fez o que tinha de fazer, foi sincero e claro sobre sua posição”, disse ele.
Por fim, Laporta mostrou-se confiante quanto às chances da equipe nesta temporada. “Vamos competir ao máximo em todas as competições, e acredito que seremos candidatos a vencê-las. Espero obter o máximo de sucesso possível. A equipe é muito sólida, muito unida, e há alguns jogadores muito talentosos. Estou convencido de que teremos momentos inesquecíveis”, previu.
Villarreal x FC Barcelona
A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) apresentará um pedido à UEFA para autorizar o Villarreal CF-FC Barcelona na LaLiga EA Sports 2025-26, programado para 20 de dezembro de 2025, a ser disputado no Hard Rock Stadium em Miami (Estados Unidos), de acordo com um comunicado à imprensa.
Em sua reunião de 11 de agosto de 2025, o Conselho de Administração da RFEF aprovou a solicitação do Villarreal CF e do FC Barcelona para realizar a partida da 17ª rodada da Primera División nos Estados Unidos.
“Depois de receber e verificar a documentação recebida, e após a aprovação do Conselho de Administração, a RFEF apresentará o pedido à UEFA para iniciar os procedimentos para a subsequente autorização da FIFA para realizar o jogo no Hard Rock Stadium em Miami (EUA) em 20 de dezembro de 2025, de acordo com os Regulamentos da FIFA para Jogos Internacionais e as regras de aplicação aprovadas pela RFEF”, informou a RFEF.
Portanto, se não houver mais obstáculos, Villarreal x Barça será disputado em Miami, nos Estados Unidos. A mesma cidade e estádio que já quiseram sediar uma partida oficial da LaLiga EA Sports entre Barça e Girona em 2018 e, em 2019, um duelo entre Villarreal e Atlético de Madri. Mas os tribunais, com a RFEF e a FIFA se recusando a permitir que a partida fosse disputada em solo americano, impediram a realização em ambas as ocasiões, e com Luis Rubiales como presidente da federação.
A realização de uma partida oficial do campeonato nos Estados Unidos, o segundo maior mercado da LaLiga depois da Espanha, é um desejo antigo do presidente da federação, Javier Tebas, que, juntamente com Barça, Girona, Atlético e Villarreal, os clubes mais cotados para jogar essa partida oficial em Miami, tentou em várias ocasiões, duas delas – a mencionada acima – quase oficialmente.
Com a mudança nos regulamentos da FIFA, não é mais proibido que uma partida do Campeonato Espanhol seja disputada fora do território da competição. Portanto, se Tebas, como vice-presidente da RFEF, convencer o presidente Rafael Louzán e a UEFA e a FIFA não o impedirem – com essa mudança de regulamento – a LaLiga EA Sports jogaria sua primeira partida oficial fora da Espanha.