Rio de Janeiro, 31 de Agosto de 2025

Avaliação negativa de Lula passa recuar, aponta pesquisa de opinião

Arquivado em:
Terça, 17 de Junho de 2025 às 20:56, por: CdB

A parcela que considera o governo “ótimo” ou “bom” manteve-se perto da estabilidade, oscilando de 29% para 28,6%. Outros 29,6% dos entrevistados afirmaram que o desempenho é “regular”.

Por Redação – de Brasília

A avaliação negativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reverteu a tendência de alta e passou a recuar nos últimos meses, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgada nesta terça-feira. O levantamento indica que 40,4% da população classificam a administração petista de “ruim” ou “péssima”, número inferior aos 44% registrados em fevereiro.

Avaliação negativa de Lula passa recuar, aponta pesquisa de opinião | O presidente Lula é o único candidato de centro-esquerda viável para 2026
O presidente Lula é o único candidato de centro-esquerda viável para 2026

A parcela que considera o governo “ótimo” ou “bom” manteve-se perto da estabilidade, oscilando de 29% para 28,6%. Outros 29,6% dos entrevistados afirmaram que o desempenho é “regular”.

Ainda de acordo com a sondagem, para 43,1% dos entrevistados, o governo Lula está pior se comparado ao de Jair Bolsonaro (PL). O percentual dos que consideram melhor ficou em 34,4%. Já outros 20% avaliam que continua de forma semelhante.

 

Inelegível

Ainda na nova rodada de pesquisa da CNT, o cenário improvável em que Bolsonaro (PL) dispute as eleições, ele venceria tanto Lula quanto o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), se ele fosse candidato, no segundo turno. Bolsonaro, no entanto, permanece inelegível até 2030.

Em outro cenário, sem Bolsonaro, Lula foi testado contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nesse caso, há um empate técnico, com o petista numericamente à frente (41,1% ante 40,4%). Num quarto cenário, sem Lula e Bolsonaro, Tarcísio aparece à frente de Haddad, com 39% contra 37%.

A pesquisa foi feita entre 11 e 15 de junho, com 2.002 pessoas, em 137 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo