Rio de Janeiro, 30 de Agosto de 2025

Ataque russo com mísseis em Odessa deixa mortos e feridos

Arquivado em:
Segunda, 18 de Novembro de 2024 às 10:41, por: CdB

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse no Telegram que um míssil balístico russo havia atingido um bairro residencial e que um prédio de apartamentos, um prédio universitário e um prédio administrativo foram danificados.

Por Redação, com Reuters e DW – de Kiev

Um ataque russo de mísseis matou oito pessoas e feriu 39 na cidade portuária ucraniana de Odessa, no Mar Negro, nesta segunda-feira, disse o governador local, Oleh Kiper.

ataquerusso.jpeg
Um ataque russo de mísseis matou oito pessoas e feriu 39

Quatro crianças estavam entre os feridos, enquanto três pessoas encontravam-se em estado grave, afirmou Kiper no Telegram.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse no Telegram que um míssil balístico russo havia atingido um bairro residencial e que um prédio de apartamentos, um prédio universitário e um prédio administrativo foram danificados.

– Esses não são ataques aleatórios – são ataques de demonstração. Depois de telefonemas e reuniões com Putin, depois de todas as falsas fofocas na mídia sobre supostamente ‘abster-se’ de ataques, a Rússia está mostrando no que realmente está interessada: apenas na guerra – disse ele.

A Rússia lançou seu maior ataque de mísseis durante a noite contra a Ucrânia em quase três meses no domingo, matando sete pessoas e prejudicando ainda mais um sistema de energia já danificado.

Mais tarde, um míssil russo atingiu um prédio residencial na região de Sumy, matando oito pessoas, incluindo uma criança.

Rússia amplia destruição da infraestrutura de energia ucraniana

A Rússia lançou, neste domingo, um ataque maciço de mísseis e drones por toda a Ucrânia que alvejou várias cidades – incluindo Kiev e Odessa – e atingiu severamente a infraestrutura de energia do país. A Força Aérea ucraniana informou que os sistemas de defesa aérea interceptaram 102 mísseis e 40 drones e que as forças russas lançaram contra a Ucrânia um total de 120 mísseis de vários tipos, incluindo hipersônicos, e 90 drones.

“Nossas defesas aéreas destruíram mais de 140 alvos aéreos”, escreveu no Telegram o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. “Infelizmente, há danos a edifícios causados pelos impactos e destroços que caíram”, acrescentou.

Zelenski disse que os ataques russos tinham como alvo principal a infraestrutura de energia em todo o país, e que houve falta de luz em certas áreas. O trabalho de limpeza estava em andamento, acrescentou.

Confirmado

Ainda nesta tarde, no horário de Moscou, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou o ataque maciço a instalações de infraestrutura militar e energética em toda a Ucrânia. De acordo com a declaração militar, aeródromos militares foram atingidos, assim como instalações de produção de gás e energia usadas para a operação de empresas do complexo militar-industrial da Ucrânia.

As forças russas atacaram também um armazém de veículos aéreos não tripulados, assim como concentrações de tropas ucranianas em 144 pontos do país inimigo, disse a nota oficial. Dois edifícios residenciais em Kiev pegaram fogo, segundo as autoridades. Explosões também foram registradas em Zaporíjia, Dnipro, Kryvyi Rih e Odessa.

Em várias áreas, a energia foi desligada como medida de precaução, para evitar uma possível sobrecarga da rede elétrica caso as instalações de energia fossem atingidas.

Drones

Os ataques russos têm visado repetidamente o fornecimento de energia da Ucrânia. Segundo Kiev, a Rússia já destruiu metade da capacidade energética da Ucrânia com seus ataques de drones e mísseis em sua ofensiva de quase três anos. A operadora de energia ucraniana DTEK relatou “danos graves” a algumas de suas usinas de energia térmica.

Duas mulheres morreram e outras seis ficaram feridas, incluindo duas crianças, por ataque de drones em Mykolaiv, no sul do país, afirmou o governador militar regional Vitalii Kim na manhã de domingo.

Kim relatou danos a casas particulares, um prédio alto, um shopping center e vários carros. Ele também observou que uma estrutura de infraestrutura não identificada foi atingida. Mykolaiv, uma cidade portuária no Mar Negro, localizada a leste de Odessa e perto das linhas de frente russas, tem sido alvo frequente de ataques.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo