A nova versão do iOS 26 traz uma gama de cores com mais variedade para escolher ao aplicar os papéis de parede padrão, com os temas Shade, Sky, Halo e Sunset entre as opções.
Por Redação, com Europa Press – de Nova York
A Apple lançou uma terceira versão beta do iOS 26 para desenvolvedores, na qual tornou o design Liquid Glass mais escuro para melhorar a legibilidade, especialmente na Central de Controle, e adicionou dois novos recursos ao Apple Maps.

O design da interface Liquid Glass foi uma das grandes novidades anunciadas pela empresa de Cupertino em seu evento anual para desenvolvedores em junho, prometendo uma aparência translúcida inspirada nas propriedades do vidro.
No entanto, na primeira versão beta lançada pela Apple, esse design causou problemas de legibilidade por não ter contraste suficiente ao acessar a Central de Controle. Isso foi corrigido na segunda versão beta, escurecendo o fundo e aumentando o contraste, um trabalho que a Apple manteve na versão beta 3, conforme relatado pela mídia especializada Gadgets360.
Nesse sentido, a mídia mencionada apontou que, na terceira versão beta do iOS 26, a Apple escureceu um pouco mais o design para continuar otimizando a leitura e a diferenciação dos ícones, algo que se tornou especialmente visível no media player dos aplicativos Apple Music e Podcasts.
No entanto, o desenvolvedor Sam Kohl criticou a mudança e explicou que ela “enfraquece completamente” o design do Liquid Glass, que ele acredita ser um “retrocesso” em relação à visão original de Cupertino, como ele observou em um post em seu perfil no X.
Ao mesmo tempo, a nova versão do iOS 26 traz uma gama de cores com mais variedade para escolher ao aplicar os papéis de parede padrão, com os temas Shade, Sky, Halo e Sunset entre as opções. As diferenças entre esses fundos se tornam mais perceptíveis quando o Modo Escuro é ativado.
Da mesma forma, os ícones selecionados na barra fixa na parte inferior da tela inicial do iPhone ainda aparecem centralizados, mesmo que sejam colocados menos de quatro, enquanto outras alterações se baseiam em pequenos ajustes nos ícones dos aplicativos Files e Photos.
Novos recursos do Apple Maps
Em outro lugar, o desenvolvedor de iOS e escritor do MacRumors, Steve Moser, descobriu dois novos recursos para o Apple Maps na terceira versão beta do iOS 26 para fazer pesquisa em linguagem natural e incorporar um recurso inteligente de superaquecimento.
Especificamente, Moser relatou em um post no X que as cadeias de código no Apple Maps indicam que a empresa está trabalhando para lançar um novo recurso de pesquisa em linguagem natural.
– Pesquise do jeito que você fala, use a linguagem natural para encontrar lugares como ‘melhores cafeterias com WiFi grátis’ – disse o desenvolvedor.
Nesse caso, Moses observou que a versão beta do Maps já responde “visivelmente melhor” a consultas de conversação em áreas menos densamente povoadas, como ele descobriu no macOS 26.
Além disso, a nova versão do sistema operacional da Apple incorpora um novo recurso de gerenciamento térmico que será “particularmente útil” durante a navegação, pois, no caso de superaquecimento do dispositivo, o Apple Maps poderá substituir a configuração de exibição “sempre ligada”, permitindo que a tela seja desligada.
O novo iOS 26 beta está listado como uma atualização gratuita de software over-the-air (OTA) para os desenvolvedores registrados da Apple, com o beta público previsto para ser lançado no final deste verão, de acordo com o cronograma anterior da empresa.