Rio de Janeiro, 27 de Julho de 2025

Após 13 anos, Paris começa julgamento por queda de voo AF447

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Segunda, 10 de Outubro de 2022 às 09:36, por: CdB

Em 1º de junho de 2009, o voo AF447 desapareceu às 3h45 enquanto sobrevoava o oceano. Depois de uma série de investigações e testes, em 2019, os juízes franceses decidiram arquivar o pedido de julgamento.

Por Redação, com ANSA - de Paris

A França deu início ao julgamento por homicídio culposo contra a Air France e a Airbus nesta segunda-feira por conta do acidente com o voo AF447, ocorrido há mais de 13 anos. A queda da aeronave no Oceano Atlântico, enquanto fazia a rota entre Rio de Janeiro e Paris, matou todas as 228 pessoas a bordo.
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Começou julgamento contra Air France e Airbus na França
Os líderes das duas empresas estavam na audiência de hoje e ficaram em silêncio enquanto o nome de todas as vítimas eram lidos. Em 1º de junho de 2009, o voo AF447 desapareceu às 3h45 enquanto sobrevoava o oceano. Depois de uma série de investigações e testes, em 2019, os juízes franceses decidiram arquivar o pedido de julgamento. Os parentes e sindicatos do setor aeronáutico entraram com um recurso contra a decisão e ela foi anulada. – Agora esperamos que esse processo seja efetivamente um processo contra a Airbus e contra a Air France (...) não contra os pilotos – disse a presidente da associação que reúne os familiares das vítimas, Danièle Lamy, à agência de notícias France Presse. A líder ainda afirmou que espera um "julgamento imparcial e exemplar para que isso não aconteça novamente e para que os dois acusados coloquem a segurança aérea no centro de suas preocupações - ao invés de só pensarem nos lucros".

Anulação do processo

A anulação do processo havia sido justificada porque os investigadores descobriram que os pilotos responderam de maneira errada a um problema de leitura dos sensores. Mas, a agência responsável por investigar os acidentes aéreos, a BEA, também descobriu que haviam discussões entre Boeing e Air France sobre os chamados "tubos de pitot", um instrumento fundamental para medir diversos dados técnicos, como o altímetro e as indicações precisas da velocidade do ar e na vertical das aeronaves. Segundo os investigadores, a presença ou obstrução dos pitots com cristais de gelo deram informações erradas aos pilotos antes da queda.
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