Rio de Janeiro, 03 de Julho de 2025

Aiea instala missão permanente em usina nuclear ucraniana

Arquivado em:
Terça, 17 de Janeiro de 2023 às 11:30, por: CdB

Pivdennoukrainsk, fica a aproximadamente 250 quilômetros a oeste da usina de Zaporizhia. No ano passado, a companhia nuclear estatal Energoatom informou que um ataque russo ocorreu a somente 300 metros dos reatores do local.

Por Redação, com ANSA - de Kiev

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) anunciou nesta terça-feira que instalou uma missão permanente na usina ucraniana de Pivdennoukrainsk, na região do sul de Mykolaiv.

usina.jpg
Usina nuclear ucraniana de Zaporizhia já foi alvo de ataques russos

– A bandeira da Aiea está voando sobre Pivdennoukrainsk. Estamos aqui para ficar e ajudar a garantir a segurança nuclear. Em breve estaremos presente permanentemente em todas as usinas nucleares ucranianas – informou Rafael Grossi, diretor-geral da agência.

Pivdennoukrainsk, fica a aproximadamente 250 quilômetros a oeste da usina de Zaporizhia. No ano passado, a companhia nuclear estatal Energoatom informou que um ataque russo ocorreu a somente 300 metros dos reatores do local.

Renat Karchaa, assessor do CEO da Rosenergoatom, agência russa que administra as usinas nucleares do país, comentou que a presença de inspetores da Aiea não oferece garantias para evitar um desastre nuclear.

– A Aiea não tem poder legal e nem capacidade tecnológica para evitar uma catástrofe nuclear no caso de ataques. A presença da Aiea em todas as usinas nucleares não seria muito eficaz, mas sim politicamente motivada – comentou.

Materiais fissionáveis

O funcionário da Rosenergoatom acrescentou que seria mais importante monitorar e controlar a quantidade de materiais fissionáveis em usinas nucleares.

O Ministério da Energia da Ucrânia, no entanto, declarou que as missões da agência contribuirão para fortalecer a segurança nuclear nas instalações à medida que os ataques russos continuam.

– Parabenizamos pelo lançamento de missões para as outras quatro usinas nucleares na Ucrânia. A presença direta de representantes da agência internacional em todas as usinas nucleares do país permitirá uma avaliação interna de todos os perigos e ameaças à segurança nuclear – destacou o ministro German Galushchenko, durante a cerimônia de hasteamento da bandeira da Aiea.

Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo