Rio de Janeiro, 17 de Setembro de 2025

Yeda Crusius apresenta pacote econômico

Arquivado em:
Terça, 26 de Dezembro de 2006 às 18:53, por: CdB

A governadora eleita do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), apresentou nesta terça-feira um pacote econômico para reestruturar as finanças do Estado no prazo de dois anos. Ao contrário do que pregava na campanha eleitoral, as medidas do pacote, elaborado por Yeda e seus assessores mais próximos, contemplam aquilo que já era especulado: a manutenção do que se chamou de tarifaço feito pelo atual governador Germano Rigotto que prorroga a vigência das atuais alíquotas de Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviço (ICMS) de combustíveis (28%), energia elétrica e telecomunicações (29%).

Os índices foram reajustados em dezembro de 2004 e voltariam ao nível original (25%) em 1.º de janeiro.

- Eu não seria irresponsável de entrar 2007 nos índices originais. Isto é o mínimo que podemos fazer para manter o estado funcionando. Nós vamos trabalhar todos os dias para que tudo isso seja possível de realizar -, sintetizou Yeda.

Outras medidas anunciadas pela governadora eleita do RS que devem causar muita polêmica são o congelamento dos salários do funcionalismo público por dois anos e a redução em 20% dos cargos em comissão (cc) e 30% nas despesas de custeios em todas as secretarias; elevação da alíquota de ICMS de 25% para 28% para armas, munições, cigarros, perfumes e brinquedos, e de 18% para 21% sobre refrigerantes e também a liberação de um crédito de R$ 300 milhões de créditos de ICMS para empresas exportadoras.

Com essas medidas a economia do Estado deverá ser em torno de R$ 800 milhões.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo