Rio de Janeiro, 16 de Setembro de 2025

Vulcão ameaça ilha de Bali e interrompe o turismo

Arquivado em:
Sábado, 23 de Setembro de 2017 às 16:03, por: CdB

As autoridades de Bali começaram a reunir doações no posto de emergência do distrito de Karangasem, onde fica o vulcão do Monte Agung.

 

Por Redação - de Bali

 

O número de pessoas retiradas devido à atividade do vulcão Agung, a este da ilha de Bali, na Indonésia, aumentou para 15.143 neste sábado. As autoridades, porém reiteram que ainda não há perigo para os turistas.

bali-vulcao.jpg
O vulcão do Monte Agung, em Bali, pode explodir a qualquer momento

As pessoas retiradas foram distribuídas por 115 lugares de refúgio em sete distritos da ilha. Um grande movimento de solidariedade toma conta dos moradores, segundo a agência espanhola de notícias Efe.

As autoridades começaram a reunir doações no posto de emergência do distrito de Karangasem, onde fica o Monte Agung. O Centro de Vulcanologia elevou, na véspera, o nível de alerta do Monte Agung de três para quatro (o máximo). Também estendeu até 12 quilómetros o raio de segurança ao redor da cratera; devido ao aumento da atividade sísmica.

Voos cancelados

As autoridades dizem, contudo, que não há perigo para os turistas e o aeroporto internacional de Bali. Um número cada vez maior de países, no entanto, tem alertado os seus cidadãos para possíveis cancelamentos em voos; se o vulcão voltar a ficar ativo.

Cerca de 50 mil pessoas vivem num raio de 7,5 quilómetros em redor do vulcão. E Bali é o principal destino turístico da Indonésia, recebendo cerca de 200 mil turistas estrangeiros por mês, segundo dados oficiais.

A Indonésia tem mais de 400 vulcões nas cerca de 17 mil ilhas, dos quais 127 estão ativos. Ao todo, 13% dos vulcões ativos em todo o mundo.

O arquipélago indonésio fica dentro do chamado "Anel de Fogo" do Pacífico. Trata-se de uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é abalada por cerca de 7 mil tremores de terra por ano. A maioria deles, de pequena magnitude.

Tags:
Edições digital e impressa
 
 

 

 

Jornal Correio do Brasil - 2025

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo