A economia norte-americana abriu 167 mil novos postos de trabalho em dezembro. O dado superou as expectativas de mercado, segundo relatório do governo norte-americano divulgado nesta sexta-feira. No documento, o governo mostrou que as contratações nos dois meses anteriores foi maior do que o inicialmente informado.
Os índices futuros de Wall Street reduziram brevemente a tendência de queda, nesta sexta-feira, após a divulgação do relatório, que minimiza as preocupações de desaquecimento da economia. Os indicadores, no entanto, continuavam negativos ao longo do pregão.
A taxa de desemprego no país ficou inalterada, em 4,5%, de acordo com o Departamento de Trabalho. Economistas de Wall Street esperavam a abertura de apenas 100 mil novos postos de trabalho em dezembro. O relatório mostrou, portanto, um quadro substancialmente mais saudável do mercado de trabalho do que o estimado ao final de 2006.
Todas as novas contratações desde setembro foram feitas pelo setor de serviços enquanto os fabricantes de produtos cortaram postos de trabalho nestes quatro meses. Em dezembro, foram abertas 178 mil novas vagas no setor de serviços, enquanto as fábricas cortaram 11 mil postos. O Departamento de Trabalho revisou para cima o número de contratações em novembro para 154 mil postos ante 132 mil informados há um mês e informou ainda que em outubro foram abertas 86 mil novas vagas e não 79 mil como informaram anteriormente.
Alguns pontos do relatório devem criar problemas para o Federal Reserve, que expressou preocupação sobre a inflação potencial. O ganho médio por hora trabalhada subiu 0,5% em dezembro, o maior aumento mensal desde abril, quando aumentou 0,6%. Em novembro, esse indicador subiu 0,3%.