O verão tem início na próxima sexta-feira, às 22 horas e 22 minutos (horário de Brasília) e deve ser mais quente e úmido do que a média dos últimos anos, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe).
Marcelo Pinheiro, meteorologista do Climatempo, estima que o verão de 2007 será ligeiramente mais quente que a média histórica de 28 graus registrada nos outros anos.
A previsão é de que as Regiões Sul e Sudeste e parte do Centro-Oeste registrem maior volume de chuva.
O boletim do Cptec/Inpe informa que o verão 2007 será mais úmido do que o de 2006, quando foi registrada redução de 40% nos índices médios. São esperadas pancadas de chuvas intensas, com temporais, rajadas de vento, raios e trovões, típicos do fim das tardes de verão.
De acordo com a Climatempo, normalmente os maiores volumes de chuva no País são registrados nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Na Região Norte chove bastante nos Estados mais ao sul - a chuva é irregular, com valores acima do normal no Acre, no norte do Pará e no Amapá, e abaixo da média no Amazonas.
No Nordeste, o verão é caracterizado por chuvas no Maranhão, no Piauí e no oeste da Bahia. Já na faixa leste da região, os Estados sofrem com a seca.
Segundo dados do Cptec/Inpe, no Sudeste a temperatura mínima varia entre 18 graus e 22 graus neste verão, mas a média pode ser um pouco maior no Espírito Santo e no Rio.
Já os valores históricos de temperatura máxima variam entre 24 graus e 32 graus - no Espírito Santo, Rio, Norte de Minas e oeste de São Paulo, o calor ultrapassa 32 graus.
Verão será mais quente e úmido do que a média dos últimos anos
Arquivado em:
Quinta, 21 de Dezembro de 2006 às 11:15, por: CdB